Em situação de emergência, que exige que peçam ajuda para comer, os pescadores de Regência, na foz do rio Doce, fizeram uma nova proposta para que seja tentada a reabertura da foz do Rio Doce.
A nova solução apontada pela Associação de Pescadores de Regência (Asper) e pela coordenação do Projeto Tamar seria interromper parte da vazão do rio ao norte para forçar o curso da água do rio a abrir a barra sul. Esta é a principal ligação do Rio Doce com o mar, como dizem os pescadores.
A prefeitura de Linhares diz que avalia o pedido. Informa ainda que “a ação exige uma autorização ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente avaliará a proposta com cautela”.
Uma tentativa para reabrir a foz do Rio Doce foi realizada, com dragagem de areia e consequente abertura de um pequeno canal. A área escolhida foi a norte da foz. Mas, na prática, o emprego das máquinas da prefeitura de nada valeu: as marés devolveram a areia ao leito.
Emergência
Sem ter como atingir o mar para pescar, cerca de 60 famílias de pescadores de Regência não têm como se sustentar: falta comida. Estão pedindo doações, em campanha realizada por sua associação, e com apoio do Projeto Tamar.
“Nós, do Projeto Tamar, em conjunto com a Associação de Pescadores de Regência e de Povoação, desde já agradecemos a todos que puderem ajudar a aliviar as provações dos pescadores da foz do Rio Doce, esperando que as intervenções (para liberar a entrada da barra) deem certo, ou as chuvas reabram a foz”, apelam.
Locais para doações
Indicam para as doações os seguintes endereços:
Vitória – Centro de visitantes do Tamar, na Praça do Papa, na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700 A, na Enseada do Suá, telefone (27) 3225-3787
Regência – Centro Ecológico de Regência (Tamar) Rua Principal, telefone (27) 3274-1246
Linhares – Mecânica Trevo – Rua Padre Aníbal da Cunha, 395, Bairro Shell, telefone (27) 3264-2251
Povoação – Base do Tamar, em Linhares.