A poluição do mar por minério de ferro da Vale e esgoto se tornam cartão postal de Vitória. A poluição transforma a região da praia de Camburi e Ponta de Tubarão, que é de grande beleza, em cenário triste, mas presente na vida dos moradores da Grande Vitória. É para checar as condições no local que está programada para esta sexta-feira (12), às 7h30, uma caminhada no local degradado pelas poluidoras Vale e ArcelorMittal.
O cenário de desolação não é só produzido pela poluição do mar, em parte escondida pela vegetação do final da praia. A Vale e ArcelorMittal Tubarão poluem o ar e as nuvens pretas são vistas a quilômetros do local. Há, ainda, a ArcelorMittal Cariacica, que polui esse município, e também Vila Velha.
Na parte da poluição do mar, a visita desta sexta-feira deve levar ao local cerca de 200 estudantes do Senac. O evento faz parte da 2ª Semana Senac de Meio Ambiente e conta com apoio da Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC), que guiará os visitantes. A ONG convida quem tiver interessado em conhecer a região a participar do evento.
O local para o encontro da caminhada é o final a praia de Camburi (para quem vai em direção à Serra), próximo ao viaduto. Os organizadores recomendam aos participantes que usem roupas leves, boné e protetor solar. E que não esqueçam sua garrafa de água.
No convite, a AAPC destaca que é mais uma vez a sociedade fazendo o seu papel. “Semanalmente centena de pessoas adentram a zona norte da praia de Camburi para verificar de perto o passivo ambiental da Vale, que se diz sustentável. Já começamos a convidar instituições. Desta vez serão aproximadamente 200 alunos do Senac que conhecerão esta realidade que tanto escondem. E aproveitaremos para fazer uma limpeza de resíduos sólidos no local”, afirma Paulo Pedrosa, presidente da AAPC.