As praias capixabas ainda apresentam vestígios de óleo em 49 localidades. A informação consta no último boletim oficial, relativo às vistorias feitas entre oito e quinze de janeiro, pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O conceito de localidade utilizado no mapeamento do GAA se restringe a uma área de um quilômetro ao longo da costa. “Portanto uma praia com uma faixa de areia com 10km possui 10 localidades”, esclarecem os órgãos.
O monitoramento mostrou ainda que 74 localidades visitadas anteriormente no Estado encontram-se limpas de vestígios e nenhuma apresenta manchas de óleo.
Das 49 ainda oleadas, 39 estão em São Mateus, principalmente em Guriri, havendo também vestígios em Barra Nova e Urussuquara. Em Conceição da Barra, Itaúnas apresentou apenas uma localidade com vestígios e Pontal do Sul, duas. Em Linhares, Pontal do Ipiranga tem duas e Regência três. Outras duas localidades de Aracruz também apresentaram vestígios.
Desde o início da crise, no final de agosto passado, 999 localidades foram atingidas pela contaminação, afetando todos os nove estados do Nordeste, além do Espírito Santo e rio de Janeiro.
Investigação da Marinha e Polícia Federal apontou, em novembro, o navio grego Bouboulina como o responsável pelo vazamento.