segunda-feira, novembro 18, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Prefeitura de Conceição da Barra retira areia das Dunas de Itaúnas

Moradores de Itaúnas, vilarejo de Conceição da Barra (norte do Estado), denunciaram que nas últimas quinta (25) e sexta-feira (26) foram retiradas cerca de 400 caçambas das areias das famosas Dunas de Itaúnas. A própria prefeitura do município foi a responsável por retirar a areia do Parque Estadual de Itaúnas, já que os carros usados na operação estavam adesivados com a logo do município. O material foi levado para uma obra de uma estrada em Braço do Rio, distrito vizinho que fica a cerca de 30 quilômetros de Itaúnas. Os moradores acreditam que a obra seja de cunho eleitoreiro.
 
As dunas de Itaúnas são Patrimônio Paisagístico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. Por isso, a direção do parque estadual sempre instruiu moradores sobre a importância de preservar as areias do local, apenas alterando a posição da areia quando esta obstruísse estradas e, mesmo assim, voltando-a para seu local de origem. Os moradores também são constantemente alertados de que a areia não pode ser usada em obras, mas não foram informados de que a própria prefeitura retiraria a areia do local para a construção de uma obra no município vizinho.
 
De acordo com a população local, a retirada da areia foi autorizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), mas foi feita de tal forma que até mesmo o sítio arqueológico do local foi afetado e exposto devido à grande quantidade de areia retirada.

Na entrada do parque, há uma placa do Iema que orienta que veículos motorizados não podem adentrar naquele local. Os moradores já enviaram informações sobre a extração ao Iema, ao Ministério Público Estadual (MPES) e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), um dos responsáveis pela proteção do local, mas ainda não obtiveram respostas.

 

Em março deste ano, moradores denunciaram outra extração irregular da areia para as obras de pavimentação da rodovia ES 010, no trecho que liga o distrito de Itaúnas à sede de Conceição da Barra. A empreiteira Constral era a responsável pela obra. Na época, a retirada de mais de mil caçambas de areia provocou a abertura de um buraco entre as dunas. A comunidade também não havia sido avisada sobre a extração.
 
A retirada ilegal da areia das dunas não é recente e já foi realizada por diversas empresas. Os moradores estimam que já tenham sido extraídas ilegalmente mais de cinco mil caçambas da areia. Em todo esse tempo, e com tamanha quantidade retirada, os moradores dizem que nunca foram tomadas providências para proteger a região da atividade. Pelo contrário, a areia retirada das dunas sempre é levada para outras obras de pavimentação em diversas áreas do município de Conceição da Barra, como é possível conferir no fato mais recente.

Mais Lidas