domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Prefeitura decreta Estado de Emergência em Linhares

A Prefeitura de Linhares (norte do Estado) decretou Estado de Emergência no município nesta sexta-feira (25) devido à contaminação do Rio Pequeno, fonte de captação, tratamento e abastecimento dos bairros da cidade. Já fazem mais de 24 horas que o abastecimento de água foi interrompido na cidade pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e não há previsão de restabelecimento do serviço, do qual dependem 80 mil pessoas. A população já não encontra água nem para beber.

A captação da água do rio foi suspensa após funcionários do SAAE detectarem uma coloração escura e com forte mau cheiro em cerca de dois quilômetros do manancial. Segundo a prefeitura, foram coletadas amostras da água contaminada e a previsão é que o resultado da análise seja conhecido ainda nesta sexta-feira.

Enquanto isso, a equipe do prefeito Nozinho Correa (PP) trabalha para captar água direto do Rio Doce – que está assoreado – e realiza escavações à margem oeste do Rio Pequeno. Outra medida anunciada é o aumento da vazão da Lagoa Juparanã para o rio, na tentativa de fazer com que a mancha escura desça com mais rapidez. As intervenções emergenciais foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, como informa a prefeitura.

Se antes o quadro já era caótico na cidade, nesta sexta ganhou contornos ainda mais dramáticos. Com a forte demanda por água mineral, não há mais estoque nas distribuidoras de Linhares. Todas as escolas estão com as aulas suspensas, os hospitais dependem de carros-pipa e poucas empresas ainda funcionam.

Nas ruas da cidade, as cenas recorrentes são de moradores com baldes na mão, em busca de água. As famílias que têm parentes em distritos ou municípios próximos, abastecidos por outros rios, já se movimentam para deixar a cidade.

 

Mais Lidas