domingo, novembro 17, 2024
25.5 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Prefeitura notifica Vale e ArcelorMittal a reduzirem emissões de poluentes

A Prefeitura de Vitória noticiou as poluidoras Vale e ArcelorMittal nesta sexta-feira (2) para que reduzam suas emissões de poluentes. A medida é necessária, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, devido às condições climáticas desfavoráveis registradas nesta época do ano e a predominância de ventos fortes, o que agrava o problema da poluição do ar na Capital.

Segundo o secretário Paulo Barbosa, a notificação cobra que as empresas adotem medidas de controle ambiental como aspersão de correias, pontos de transferência, pátios e quaisquer outros locais com potencial de poluição por material particulado, além de intensificar a limpeza de vias.

“Com o vento forte, aumenta a poeira no ar e também a sensação de que há mais emissão de pó preto. Estamos vivendo condições climáticas desfavoráveis e, por isso, solicitamos que sejam incrementadas medidas de controle ambiental”, pontuou Barbosa.

A prefeitura garante que as equipes da Semmam farão inspeções no local para fiscalizar o cumprimento das medidas.

A notificação surge após reclamações da população e uma série de denúncias da entidade Juntos – SOS Espírito Santo Ambiental alertando para o agravamento da emissão do pó preto nesta época do ano, quando aumenta a incidência do vento Nordeste.

Denúncias

Na última segunda-feira (28), a Juntos –SOS encaminhou ofício ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Rodrigo Júdice, cobrando providências urgentes em relação ao aumento da poluição do ar entre os períodos de outubro e ao final de fevereiro de 2016. O coordenador da entidade, Eraylton Moreschi, destacou que no mesmo período do ano passado foi solicitado às poluidoras um plano de contingência para mitigar as emissões, que ainda não foi implementado.

Após a reclamação da última semana, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) negou que houvesse aumento na incidência de pó preto na Grande Vitória.

No mesmo dia, também foi acionada a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória para “fiscalização de atividades degradadoras e poluidoras” no píer da Vale no Porto de Tubarão. Segundo a Juntos –SOS, entre meio-dia e 13h, foi constatado derramamento da poeira de minério de ferro das esteiras que carregam o material.

Não diferente do Iema, a secretaria informou que “fez uma série de vistorias” e não constatou “nenhum acúmulo de material nas estruturas e bases de sustentação dos mesmos [Píeres 1 e 2]”.

Após verificar novamente o problema, comprovado por meio de vídeo postado no Facebook, a Juntos – SOS solicitou nesta sexta-feira (2) a reabertura da solicitação na prefeitura.

No pedido, a entidade alertou que esta poluição é reincidente, lembrando que a Vale foi multada recentemente após vistoria feita por técnicos da Semmam em conjunto com os vereadores da CPI do Pó Preto. “Filmamos, retiramos amostra e encaminhamos junto com a denúncia para a Semmam; reincidência comprovada e a Semmam nada fez”, protestou.

Para reunir material que atesta a poluição do ar na Grande Vitória, a Juntos – SOS criou um evento no Facebook com o título “Temporada 2015-2016 Pó Preto”. A população tem até o dia 31 de março de 2016 para registrar, em fotos, vídeos, comentários e notícias, os danos gerados pelas emissões de poluentes.

 

Mais Lidas