segunda-feira, novembro 18, 2024
27.1 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Rádio Litoral terá que recuperar dano à restinga na Praia de Camburi

A Rádio Litoral FM, da Rede Gazeta, terá que recuperar dano à vegetação de restinga na Praia de Camburi, em Vitória, por força de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado com o Ministério Público do Estado (MPES). O evento de aniversário de 20 anos da rádio, realizado em julho deste ano, que terminou em confusão, também desmatou 750 metros quadrados da vegetação de restinga, considerada Área de Preservação Permanente (APP).

Além de reparar os danos ambientais, a rádio terá que promover, até o final de janeiro próximo, a “Campanha Calçadão Legal”, com divulgação nos veículos de comunicação da Rede Gazeta, e abordagens e apresentações artísticas e culturais direcionadas tanto a crianças como adultos.  A primeira etapa já teve início e a outra começa nos primeiros dias de 2015, como determina o termo assinado pelo promotor Marcelo Lemos.

A área onde ocorreu o desmatamento da vegetação fica entre os quiosques seis e sete da Praia de Camburi. A rádio terá que viabilizar o cercamento com toras de eucalipto e corda de sisal em local a ser indicado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), bem como providenciar a implantação de placas informativas. As ações devem ser concluídas em um ano, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses.

O aniversário da Rádio Litoral reuniu 50 mil pessoas na Praia de Camburi no dia 27 de julho e terminou em confusão. A programação contava com shows gratuitos da cantora Anitta, da dupla Victor & Léo, e do grupo Sorriso Maroto. Mas somente Anitta conseguiu se apresentar. Houve dificuldades dos artistas para chegar ao local e brigas que terminaram com uma ocorrência de bala perdida.

Segundo o MPES, apesar de a campanha ter foco na orla de Vitória, a intenção é que ocorram outras iniciativas semelhantes em todo o Estado, com desdobramentos após o verão.

As áreas de restingas são protegidas pela Resolução 303, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), publicada em 2002.

Mais Lidas