O pedido feito pelo grupo SOS Espírito Santo Ambiental à Assembleia Legislativa do Estado (Ales) de convocação da secretária de Meio Ambiente, Patrícia Salomão, para prestar esclarecimentos em audiência pública, pelo jeito vai dar resultado.
A Comissão de Saúde da Casa, comandada pelo deputado Hércules Silveira (PMDB), vai solicitar por ofício uma reunião conjunta com a Comissão de Meio Ambiente, de Gildevan Fernandes (PV), juntamente com a convocação da secretária. A reunião, aberta à população, vai funcionar como uma audiência pública.
A Comissão de Saúde se reúne na manhã da próxima terça-feira (12) para aprovar o ofício, como estabelece o regimento da Casa. Após isso, de forma rápida, deve ser convocada a audiência.
O pedido do SOS Ambiental faz referência à pesquisa realizada em 2012 com servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), mostrando de forma clara que a inoperância do órgão vem principalmente da atuação da direção, que, por exemplo, desestimula a aplicação de multas, favorecendo as grandes empresas. Além disso, os técnicos relataram diversos casos de assédio moral.
O SOS Ambiental, que é formado por diversas entidades, exige “respostas esclarecedoras” da secretária. Eles querem saber quais providências serão tomadas em relação à grave situação relatada pelos servidores do instituto nos questionários da pesquisa.
A decisão da Comissão de Saúde bate de frente com a resposta dada por Gildevan ao pedido. O deputado, que se diz “verde”, alegou que não haveria “fatos específicos” para a convocação da secretária, apesar das graves denúncias feitas pelos servidores do Iema.
O grupo ambientalista não perdeu tempo e respondeu, também em documentos, ao presidente da Comissão de Meio Ambiente. Listou uma série de informações e denúncias de poluição e prejuízos ambientais causados por grandes empresas do Estado. No texto, o grupo afirma: “Os elementos apresentados julgamos serem mais do que suficientes para convocação da Secretária de Meio Ambiente pra prestar esclarecimentos”.