Estão abertas até a próxima terça-feira (23) as inscrições para contratação de professores indígenas em Designação Temporária para atuação na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Aldeia de Caieiras Velha, que atende às aldeias de Aracruz (norte do Estado). As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), até as 17h do dia 23 de dezembro. Os candidatos poderão atuar, de acordo com a sua classificação e escolha, nas funções de regência de classe do Ensino Médio, atividades pedagógicas e coordenação de turno.
As inscrições realizadas por indígena aldeado habilitado deverão apresentar carta de Anuência do Cacique de sua aldeia. Deve, ainda, ser brasileiro nato ou naturalizado; ter, na data da chamada para escolha de vagas, a idade mínima de 18 anos completos; possuir a escolaridade e os requisitos mínimos exigidos para o cargo; não ter contrato temporário rescindido pela Secretaria de Estado da Educação por falta disciplinar.
No ato da inscrição, o candidato deverá informar nome completo, data de nascimento (dia, mês e ano), CPF, carteira de identidade, endereço residencial completo, modalidade, componente curricular (disciplina) e município em que pretenda atuar e indicar se é portador de deficiência. A chamada dos classificados será efetuada pela Superintendência Regional de Educação, sob a coordenação da Comissão Regional, e deverá ser documentada em ata onde serão registradas todas as ocorrências. O candidato também deverá informar se é habilitado aldeado nas Aldeias Indígenas de Aracruz ou em outra aldeia do território nacional, exceto Aracruz.
Em outubro, foi publicada a Portaria nº 155-R, criando a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Aldeia Caieiras Velhas. A escola é a primeira de ensino médio destinada a atender às demandas da comunidade indígena no Estado e ficará localizada na aldeia de mesmo nome, que está situada no município de Aracruz, no norte do Estado. O primeiro ano letivo da escola terá início em 2015.
O currículo da escola, que por ser indígena e rural possui métodos pedagógicos diferentes das escolas urbanas, será amplamente discutido com a comunidade composta pelas diversas aldeias atendidas pela unidade, visando atender às necessidades da educação formal mas, também, incluindo o debate sobre a própria cultura e identidade na sala de aula.
Em julho de 2015, será aberto o processo seletivo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para o curso de Educação Indígena, com a oferta de 70 vagas, destinadas a professores de educação básica. O objetivo é promover qualificação em nível universitário para os educadores que já atuam ou querem atuar nas escolas das aldeias Tupinikim e Guarani de Aracruz.
Mais informações podem ser obtidas no Edital de Processo Seletivo Simplificado n° 075/2014, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).