quarta-feira, novembro 20, 2024
24.9 C
Vitória
quarta-feira, novembro 20, 2024
quarta-feira, novembro 20, 2024

Leia Também:

Seminário amplia debate sobre educação indígena

Nesta quinta-feira (11), acontece no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o I Seminário dos Povos Indígenas. O evento é uma realização do Movimento da Causa Indígena Capixaba e da especialização em lato sensu Educação do Campo.

A abertura do seminário será a partir das 8h30 da manhã, com uma apresentação do Coral Guarani Boa Esperança, formado por crianças e adolescentes. Ainda pela manhã, haverá exibição de curtas Tupinikim e Guarani e uma mesa, seguida de debate, com educadores indígenas dessas mesmas etnias, que compartilharão a experiência da educação nas aldeias do Estado.
 
No intervalo, a Banda de Tambores Tupinikim fará uma apresentação. À tarde, José Manuel Panazuello, do Rio Grande do Sul, trará para o debate a experiência de educação com outros povos indígenas. Em seguida, uma mesa redonda tratará do tema do seminário: “Saberes indígenas, educação e interculturalidade”.
 
O Seminário será encerrado com uma mostra de documentários indígenas capixabas. São eles: “Arara”, videoclipe produzido em uma oficina do projeto Linguagens da Terra (projeto contemplado pelo Edital Bolsa Cultura Jovem em 2012 que integra índios da tribo Tupinikim e equipes qualificadas na área de produção audiovisual em produção de videoclipes); Tatatin Woa Retee, de Rogério Medeiros; Nossa Terra, Nossa Liberdade, de Lígia Sancio; A Flauta Mágica, resultado de oficina feita pelo Instituto Parceiros do Bem (uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, OSCIP, que tem como finalidade a inclusão e transformação social) nas aldeias guarani; e Reikwaapa, de Werá Djekupé (Marcelo Guarani) e Ricardo Sá.
 
Esse último, que será lançado à noite, reconstitui ritos de passagem guarani, bem como as interferências que as tradições vêm sofrendo com o passar dos anos. Ele foi iniciado com recursos próprios e finalizado com verba de edital de finalização da Secretaria de Estado da Cultura.
 
Ricardo Sá, que também é o idealizador do seminário, espera que, a partir desse seminário, seja ampliado o conhecimento sobre a cultura indígena do Espírito Santo e também o incentivo e apoio às populações indígenas, principalmente no que se refere à cultura e à educação nas aldeias.

Mais Lidas