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Setop vai destinar R$ 1,49 milhão para obras de compensação ambiental do Contorno do Mestre Álvaro

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Transportes Públicos (Setop), vai repassar R$ 1,49 milhão para ações destinadas à criação de unidades de conservação no município da Serra. O investimento faz parte de uma das condicionantes ambientais pelas obras do Contorno do Mestre Álvaro. As obras rodoviárias estão avaliadas em R$ 289,99 milhões. As primeiras verbas já foram liberadas pelo Departamento estadual de Estradas de Rodagem (DER-ES).

De acordo com o Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA nº 001/2016), a pasta vai destinar os recursos para três diferentes unidades: a criação de unidade de conservação de proteção integral dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Mestre Álvaro, no valor de R$ 641,9 mil; a implementação da APA do Morro do Vilante (R$ 207,9 mil); e mais recursos para a Reserva Biológica de Duas Bocas (R$ 641,9 mil). O ato é assinado pela diretora do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), Sueli Passoni Tonini. O órgão ambiental estadual e a Prefeitura da Serra vão gerir as novas unidades.

O projeto do Contorno do Mestre Álvaro prevê que a nova via terá início no entroncamento com a BR 101, próximo ao condomínio Alphaville, e se estenderá por aproximadamente 18 quilômetros, chegando novamente à BR 101, nas imediações do posto da Polícia Rodoviária Federal. O contorno rodoviário terá pistas duplas nos dois sentidos, canteiro central e acostamentos.

As obras iniciadas no final de 2015 contemplam ainda a construção de sete viadutos, sendo dois deles localizados nas interseções com a BR 101 (início e final do Contorno), um sobre a Linha Férrea, um de acesso ao Centro de Detenção Provisória (CDP da Serra), um de acesso à Estrada Muribeca, além de dois para a realização de retorno.

A expectativa é de que o Contorno do Mestre Álvaro vai garantir fluidez e segurança no trânsito da área urbana dos bairros de Carapina, Laranjeiras e Serra Sede, em razão da diminuição do tráfego pesado pelas vias que atravessam o perímetro urbano. O mercado estima a valorização imobiliária da região, bem como a diminuição do tempo de viagem para os motoristas que desejam atravessar a Serra, com destino aos municípios da região norte do Estado.

A construção da rodovia será realizada por meio de convênio entre o Estado e o governo federal, que vai financiar toda a sua execução. O projeto faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

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