Programação reúne, até o próximo domingo, ações de limpeza, educativas e de coleta seletiva
A programação da 3ª Semana Lixo Zero Capixaba foi elaborada a partir de um chamamento público de empresas, organizações e coletivos interessados em contribuir, e esta será a edição capixaba com o maior número de adesões. A primeira foi realizada em 2020, apenas em Vitória. Em 2019, uma lei estadual fixou a Semana Lixo Zero no calendário oficial do Espírito Santo, acontecendo sempre na última semana de outubro.
“Diversos coletivos Lixo Zero atuam junto com empresas e cidadãos para auxiliar na mudança de hábitos de consumo e produção. Aqui no Espírito Santo, estamos conseguindo ampliar o trabalho através da educação ambiental, sensibilizando e engajando as pessoas para separarem e destinarem de forma correta seus resíduos, e promovendo oficinas práticas dentro das escolas, empresas e parques das cidades”, afirmou Grazielli Pirovani, embaixadora a Lixo Zero Capixaba, em recente entrevista à TV Século sobre o tema.
Desde 2010, já foram realizadas oito edições da Semana Lixo Zero no Brasil e na América Latina. A última, em 2022, teve a participação de 300 cidades em 10 países, contando com adesões em todos os estados brasileiros. O coletivo é vinculado ao Instituto Lixo Zero Brasil.