segunda-feira, novembro 18, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Terras indígenas também sofreram danos das chuvas

As fortes chuvas entre a tarde dessa quinta-feira (30) e a madrugada desta sexta-feira (31) também impactaram a terra indígena de Aracruz, no norte do Estado. Na aldeia Tupinikim de Caieiras Velhas, três casas foram alagadas. Outras duas casas, nas aldeias Guarani de Piraquê-Açú e Boa Esperança, sofreram o efeito das chuvas.
 
Um barranco despencou na aldeia guarani Três Palmeiras, mas não fez vítimas. O acesso entre essa aldeia e a aldeia vizinha de Boa Esperança também ficou interditado.
 
Além disso, na aldeia Boa Esperança, as equipes da Secretaria Nacional de Saúde Indígena (Sesai) não conseguiram acessar o posto de saúde indígena. A expectativa é de que até a segunda-feira (3) a água já tenha sido drenada e a situação dos acessos normalizada.
 
Os transtornos foram causados pela falta de drenagem da terra. Não teve relação com os acontecimentos a cheia do rio Piraquê-Açú, que passa pelas terras indígenas. No local, que é uma unidade de conservação com remanescente de Mata AtlÂntica, os casos de alagamentos que causem danos maiores não são comuns.

Mais Lidas