sexta-feira, novembro 22, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Vale é intimada pelo Iema sobre Píer 3 de Grãos

Após quase quatro anos de denúncias frequentes relativas à poluição do mar pelo Terminal de Produtos Diversos (TPD) Píer de Grãos 3, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) lavrou o Auto de Intimação Nº 019/2016, que determina a “implantação de controles adicionais na área portuária da Vale, dentre eles, em especifico, o Píer de Grãos”.

A medida foi bem recebida pela organização não governamental Juntos SOS ES Ambiental, autora das denúncias que vêm sendo feitas desde janeiro de 2013 – foram 19 denúncias somente naquele ano –, não somente para o Iema, mas também para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e para a Ouvidoria do Governo do Estado.

“Intimação é mais importante do que multa, porque as multas contra a Vale são todas derrubadas no Consema [Conselho Estadual de Meio Ambiente]”, comemora o presidente da Juntos, Eraylton Moreschi Junior.

O ambientalista alega que a poluição provocada pelo carregamento de navios com grãos no Píer 3 é de conhecimento da Semmam desde 2000. E que a poeira produzida nessa movimentação pode ser de grãos transgênicos, podendo causar sérios impactos neste ecossistema e na cadeia trófica.  “Existem estudos de impacto desta poluição?”, questiona. E  lamenta que, além do Consema, o próprio diretor-presidente do Iema à época das primeiras denúncias, Tarcísio Foeger, debochou do caso, dizendo que o pó de grãos era alimento para os peixes.

A Juntos vai solicitar cópia da intimação para acompanhar os prazos e as medidas definidas no Auto a serem adotadas pela empresa. 

Mais Lidas