Depois de Vitória, municípios do interior também reabriram e outros prometem retorno em breve
O movimento de retomada das feiras livres chega aos municípios do interior do Estado, para o bem de agricultores e consumidores. Uma semana após Vitória reabrir suas feiras e comprovar ser possível garantir a segurança do funcionamento, desde que cumpridas as devidas medidas de segurança, ao menos três cidades seguiram o mesmo caminho e outros estudam breve retorno.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, Egnaldo Andreatta, afirma que Guarapari, Nova Venécia e São Mateus já reabriram e Colatina promete fazer o mesmo.
Infelizmente, observa Egnaldo, esses retornos acontecem de forma restrita a agricultores locais, excluindo os produtores de outros municípios. Santa Maria de Jetibá é um dos principais celeiros da agricultura familiar do Espírito Santo, sendo o maior produtor de alimentos orgânicos do Estado e um dos maiores do país. A reabertura das feiras nas diversas cidades capixabas, portanto, tem impacto importante para a economia de Santa Maria e para a vida milhares de famílias agricultoras, bem como de seus clientes.
“Como produtores, não queremos nos contaminar, nem contaminar ninguém. Só trabalhar. Precisamos e queremos trabalhar. E as pessoas da cidade também precisam do nosso trabalho. O produto da feira sai mais barato que no supermercado e é mais fresco, colhido um dia antes”, argumenta.