Estão suspensas as eleições no MDB estadual, que estavam marcadas para a próxima sexta-feira (29), por determinação do presidente nacional do partido, Baleia Rossi, que nesta segunda-feira (25) encaminhou a decisão para referendo da Comissão Executiva. No relato, ele afirma que se trata de decisão meramente acautelatória e que tem por objetivo zelar pela sobrevivência do partido.
“…a situação do MDB Capixaba é gravíssima (…), a sede do MDB do Espirito Santos foi alvo de uma ação autoritária e violenta que não condiz com a história democrática do partido em nenhuma parte do País”, diz o expediente de Baleia Rossi, destacando, no entanto, que o ato da Nacional não visa esvaziar o “comando judicial” que nomeou o deputado José Esmeraldo para conduzir o processo eleitoral.
A suspensão ocorre como desdobramento de agressões verbais e ameaças registradas na última quinta-feira (21) na sede estadual do MDB. O advogado do partido, Sirlei Almeida, representante da Comissão Provisória do partido, entrou com recurso e apontou o deputado José Esmeraldo como um dos que invadiram a sede do partido.
O advogado afirmou que o deputado estadual, juntamente com o também advogado Luciano Ceoto, iniciou as agressões verbais ao chegar ao partido, na manhã de quinta-feira, intimidando funcionários e assumindo funções de forma arbitrária, extrapolando o conteúdo da liminar da Justiça que o autoriza a conduzir o processo eleitoral.
Ao decidir pela suspensão das eleições, o presidente da Nacional ressalta que “a disputa que deveria ser política e no campo das ideias, passou para as vias de fato, com agressões pessoais, o que é absolutamente inaceitável”.
A sede do partido, localizada na Enseada do Suá, se encontra fechada desde o último sábado, a fim de evitar novas ocorrências. Sem ter como realizar a sessão para exame de registro de chapas, o deputado José Esmeraldo transferiu os trabalhos para um hotel na Praia de Camburi.
“Muda MDB” e “MDB Independente” são as duas chapas inscritas na disputa da convenção estadual do partido. A primeira, que tem à frente José Esmeraldo, articulador da candidatura do ex-deputado federal Marcelino Fraga, disputa com a “MDB Independente”, do atual presidente, Lelo Coimbra, que tenta a reeleição. O confronto entre os dois grupos vem desde maio deste ano.