Vereador, que já ocupava o cargo desde abril, votou neste domingo ao lado do deputado federal eleito, Gilson Daniel (Podemos)
Ailton Vein (PSDB) é o novo prefeito de Ibitirama, município com pouco menos de nove mil habitantes da região do Caparaó, em eleição suplementar realizada neste domingo (27). O eleito era presidente da Câmara de Vereadores e assumiu a gestão municipal como interino após o afastamento de Paulo Lemos (PSD), em abril deste ano.
A chapa, formada com o vice Rogerão (União), obteve 58,31% dos votos (3.178), derrotando Reginaldo (PSB) e o vice Zé Paulo (PSD), escolhidos por 41,69% dos eleitores, o equivalente a 2.272 votos.
resultado foi registrado no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), às 18h30, pouco mais de uma hora após iniciada a votação, às 17 horas, que atraiu 6,6 mil dos 6,9 mil do total de eleitores. Foram contabilizados 2,15% de votos nulos e 1,65% em branco, em votação que transcorreu com tranquilidade.
Reginaldo, do partido do governador Renato Casagrande, tinha ainda na sua coligação o Republicanos, segundo dados do cartório da 18ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), responsável pelos municípios de Iúna e Ibitirama.
A eleição suplementar que definiu os novos prefeito e vice do município é decorrente de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve o indeferimento do registro de candidatura de Paulo Lemos (PSD), eleito em 2020.
A equipe do cartório da 18ª Zona Eleitoral, com o apoio de unidades do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), conduziu o pleito, adotando medidas necessárias a um eventual enfrentamento de informações falsas. Os eleitores votaram nas urnas eletrônicas das 28 seções, distribuídas em sete locais, com 11 urnas de contingência.
No País, outros quatro municípios nas regiões Nordeste e Sudeste voltaram às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos neste domingo: Tanabi (SP), Pedro Velho (RN), Canguaretama (RN), Maraial (PE) e Maiquinique (BA).