domingo, novembro 24, 2024
23.9 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Ameaça de morte ao Capitão Sousa é denunciada à Justiça Eleitoral

Ameaça ao Capitão,  do Movimento Policiais Antifascismo, foi descoberta por meio de uma “vaquinha” na internet

O advogado André Moreira deu entrada, nesta quinta-feira (4), em uma denúncia na Justiça Eleitoral sobre a ameaça de morte planejada para o Capitão Sousa, pré-candidato ao governo do Estado pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU). A descoberta da ameaça ocorreu no mês de julho, por meio de pesquisa realizada em uma “vaquinha” na internet, para levantar recursos com a finalidade de comprar uma arma “para matar o capitão Souza”.

A primeira medida, adotada logo depois de identificada a ameaça, foi o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos da Polícia Civil. Por se tratar de crime eleitoral, a partir dessa denúncia, a investigação passa para a alçada federal.

Capitão Sousa é integrante do Movimento Policiais Antifascismo, organização formada por “operadores de segurança pública de várias categorias profissionais, entre estas policiais civis, militares, bombeiros e rodoviários federais, que trabalham visando mudar o sistema de segurança, com ênfase na desmilitarização, uma nova política de combate às drogas e valorização do policial, visto por eles como um trabalhador com direitos e deveres, segundo a legislação”.

A pré-candidatura do Capitão Sousa ao governo foi lançada em 15 de maio, com presença da presidente nacional do PSTU, Vera Lúcia Salgado, pré-candidata à Presidência da República. “A pré-candidatura ao governo é muito importante para marcar posição das lutas de esquerda”, afirmou ele, na ocasião, enfatizando que o processo é todo movido “a grana”, favorecendo grupos fechados. A pauta do PSTU, exalta ele, é para mudar essa realidade.

Militante das manifestações populares de 2021, o Capitão Sousa teve sua candidatura ao governo do Estado homologada na tarde do último dia 30, na convenção do PSTU. No evento, também foram confirmados o nome da jornalista Soraia Chiabai como vice-governadora e do professor e administrador Felipe Skiter para o Senado.

Mais Lidas