Renato Lorencini, vice-prefeito eleito, foi o escolhido de Léo Português para a Saúde
Em Anchieta, no litoral sul do Estado, o prefeito eleito Léo Abrantes (PSB), mais conhecido como Léo Português, dará continuidade no comandado da prefeitura ao grupo que está na gestão nos últimos oito anos. Com isso, apesar das mudanças, boa parte dos novos secretários é formada por pessoas que estiveram tanto na gestão de Fabrício Petri (PSB) quanto na de seu pai, o ex-prefeito Edival Petri. Já são sete nomes anunciados oficialmente, quatro deles divulgados na sexta-feira (29).
Para a Saúde, o escolhido foi o vice-prefeito eleito, Renato Lorencini (União). Vereador, Lorencini é formado em Ciências Sociais e tem pós-graduação em Gestão Pública. Ele teve experiências como secretário de Agricultura e Pesca e de Infraestrutura quando Edival Petri era prefeito.
Um detalhe curioso é que Renato foi cogitado como pré-candidato a prefeito de Anchieta nas últimas eleições, participando de uma articulação para formar uma chapa de oposição, antes de chegar a um acordo com o candidato da situação.
Outro nome com grande atuação em administrações dos Petri é a nova secretária de Assistência Social, Paula Louzada. Mestre em Educação, ela foi vice-prefeita ao lado de Edival, a quem conheceu no Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), além de ter sido secretária de Educação, Administração, Governo e de Integração, Desenvolvimento e Gestão de Recursos.
O novo secretário de Administração, Jilvan Carvalho dos Santos, é mais uma figura com histórico de atuação nas gestões de Edival e de Fabrício Petri, mas que agora ascende ao primeiro escalão. Entre os cargos que já ocupou estão os de coordenador de Compras e Convênios; gerente de Licitações e Contratos; Pregoeiro Oficial; secretário adjunto de Infraestrutura; e agente de Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Governo.
Para a Secretaria de Governo, uma pasta-chave da gestão municipal, o prefeito eleito escolheu a guarda municipal Tamyris Tristão. Formada em Direito e pós-graduada em Direito Penal, Tamyris se tornou, em 2023, a primeira comandante mulher da Guarda Civil Municipal de Anchieta.
Já a Educação de Anchieta, que enfrentou uma paralisação de professores e possível greve durante a campanha eleitoral, passará a ser comandada por Shuana Louzada Cypriano Simas. Mestranda em Educação, ela foi professora e pedagoga da rede municipal de ensino, antes de ter trabalhado por dez anos na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) como diretora no Sesi/Senai.
A nova secretária de Meio Ambiente de Anchieta será Sofia Nogueira, que ocupava a mesma pasta em Piúma desde 2019. Consultora ambiental autônoma, Sofia tem graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária e pós-graduações em Auditoria e Perícia Ambiental; Recursos Hídricos; e Gestão Pública e Inovação (em andamento).
Por fim, Mateus Lucas Vetoraci será o novo secretário de Desenvolvimento, Integração e Gestão de Recursos Humanos. Formado em Administração e com MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, Vetoraci é um quadro com origem na iniciativa privada.
Léo Português foi eleito com 42,33% dos votos, contra 39,67% de Marquinhos Assad (Podemos), do ex-prefeito de Anchieta, e 18% de Luiz Mattos (PL), ex-procurador-geral de Piúma e ex-controlador-geral de Anchieta.