Ex-prefeito da Serra justificou sua saída do partido na decisão da Nacional de apoiar reeleição de Casagrande
O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede), derrotado na disputa ao governo do Estado, vai apoiar o candidato bolsonarista Carlos Manato (PL), que concorre no segundo turno contra o governador Renato Casagrande (PSB). Ao fazer o anúncio, na tarde desta quinta-feira (6), ele disse também que vai deixar seu partido.
Audifax justificou a saída da Rede, após sete anos de militância, por ter a Nacional decidido apoiar a reeleição de Casagrande. Ele é o presidente estadual da Rede no Estado e sua principal liderança.
“Diante da decisão nacional do partido de apoio à reeleição de Casagrande, a quem tenho várias críticas, não vejo outra saída a não ser me retirar do partido”, afirmou, reforçando o discurso mantido durante toda a campanha eleitoral, cheia de críticas ao atual governante.
O ex-prefeito da Serra ficou em quarto lugar na disputa ao governo na eleição desse domingo (2), obtendo 6,5% dos votos válidos, o equivalente a 135,5 mil. Referindo-se a Manato, disse que pontos de seu programa de gestão foram adotados, reafirmando que não acredita que a eleição do ex-deputado federal irá gerar retrocessos, além de apontá-lo como “chance de renovação”.
As propostas listadas por Audifax são: ampliação do número de delegacias de combate à violência doméstica; implantação do programa “Farmácia Capixaba” com distribuição gratuita de medicamento; concurso público para policiais civis e militares; implantação do programa “Emprego Fácil”; ampliação do ensino técnico e profissionalizante nas escolas de ensino médio; e revisão da destinação dos recursos do Fundo Soberano.
O apoio de Audifax a Manato foi noticiado por Século Diário nessa quarta-feira (5), a partir de comentários de bastidores dando conta de que ele iria trabalhar com a futura gestão da Câmara de Vitória, liderada pelo vereador Armandinho Fontoura (Podemos), a partir de janeiro de 2023. O próprio Armandinho divulgou nota afirmando que o ex-prefeito aceitou seu convite para integrar a equipe de transição entre a atual gestão, de Davi Esmael (PSD), e a sua. “Convidei Audifax para comandar um novo departamento da Câmara, que se chamará Observatório da Cidade”, acrescentou.
No mesmo dia, Audifax, que é servidor da Capital, foi colocado à disposição da Câmara pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), conforme publicado no Diário Oficial. O grupo é de oposição a Renato Casagrande.