quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Audifax muda data e inclui PP para anunciar a quem dará apoio na Serra

Ex-prefeito chegou na terceira colocação na disputa do maior colégio eleitoral do Estado

A participação do presidente do PP no Espírito Santo, deputado federal Da Vitória, nesta quinta-feira (10), na coletiva de imprensa do candidato derrotado à Prefeitura da Serra, Audifax Barcelos, sobre o apoio neste segundo turno, representa mais do que um simples acompanhamento. O evento, que seria nesta quarta (9), foi transferido para que o anúncio da aliança a Pablo Muribeca (Republicanos) ou a Weverson Meireles (PDT) seja uma decisão do partido, já visando às eleições de 2026, na perspectiva do chefe da legenda.

“O reagendamento da data se deu pela presença do deputado federal Da Vitória, que também é presidente estadual do partido, e virá de Brasília para acompanhar o pronunciamento de Audifax sobre o posicionamento a respeito do segundo turno das eleições para o pleito municipal da Serra”, explica o convite para a coletiva, que será na sede do partido, em Vitória.

Compromissos em Brasília impediam a participação de Da Vitória, em ato de tamanha importância para o seu projeto de marcar território no maior colégio eleitoral do Estado, a dois anos das eleições nas quais ele é um dos nomes cogitados para disputar a sucessão do governador Renato Casagrande (PSB).

Desde 2023 afastado das asas do governo, depois de desbancar da direção do partido o ex-deputado federal e secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, Da Vitória reforçou a parceria com o prefeito reeleito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), indicando a vice-prefeita eleita, Cris Samorini, e o ex-deputado estadual Erick Musso, presidente estadual da legenda. Com esses movimentos, integrou-se ao grupo de potenciais pré-candidatos ao governo em 2026.

Nesse contexto ocorreu, também, a filiação de Audifax ao PP neste ano, para ser candidato na Serra, mas com desempenho que se revelou um fiasco. O ex-prefeito alcançou o terceiro lugar, atrás do candidato do prefeito Sergio Vidigal, Weverson Meireles, aliado de Casagrande, e do deputado Pablo Muribeca, afinado com a direita bolsonarista, com a qual Audifax já demonstrou sentir-se bem à vontade. Nesse cenário é que se definirá o apoio a ser anunciado nesta quinta-feira, para reforçar as 12 prefeituras conquistadas na última votação.

Apesar de ter perdido em Guarapari, outro município importante, o PP saiu vitorioso com Theodorico Ferraço, em Cachoeiro; Luciano Pimenta, em Afonso Cláudio; Jailson Quiuqui, em Águia Branca; Nirrô, em Alegre; Hugo Luiz, em Alfredo Chaves; Dr. Coutinho, em Aracruz; Thiaguinho, em Dores do Rio Preto; Leonardo Finco, em Governador Lindenberg; Vagner Rodrigues, em Guaçuí; Lidiney, em Marechal Floriano; Guima, em Pancas; e Davi Ramos, em Vila Valério.

Apoiar Weverson Meireles seria um recuo no projeto de independência do Palácio Anchieta, aliado de Vidigal e com outros nomes para 2026, como o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), analisam lideranças políticas, mais propensas a indicar uma parceria de Audifax com Pablo Muribeca, estabelecendo, desde agora, uma divisão que já é real entre esses grupos políticos: de um lado, o campo de centro, com Weverson; do outro, com Muribeca, o chamado bolsonarismo liberal, sem a liderança do ex-presidente da República. Qualquer que seja a escolha, à frente estará em lugar de destaque o deputado Da Vitória.

Mais Lidas