Os sete deputados estaduais do PMDB se reuniram na manhã desta segunda-feira (30) com o presidente regional do partido, deputado federal Lelo Coimbra. A bancada, em peso, pediu participação nas decisões da sigla sobre o processo eleitoral do próximo ano no Espírito Santo.
Os parlamentares disseram a Lelo que não admitem ficar de fora das deliberações sobre candidaturas e coligações, tanto na disputa majoritária e, sobretudo, nas proporcionais. O pedido foi feito em conjunto com o alerta de serem atendidos para não haver problemas futuros. A participação deve também ser efetiva.
O presidente do partido ouviu a reclamação da bancada e admitiu que o pedido é pertinente. Ele se comprometeu a acatar a participação efetiva dos parlamentares.
A preocupação dos deputados está na tomada de decisões pela cúpula do partido sem a consideração das disputas proporcionais do próximo ano. Após discutir com o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp, o senador Ricardo Ferraço e o ex-governador Paulo Hartung anunciam uma possível candidatura alternativa do PMDB ao governo do Estado em 2014. O palanque estaria distante do grupo do governador Renato Casagrande.
Os parlamentares defendem a permanência no palanque palaciano e a busca de uma divisão proporcional em um grupo mais leve para a disputa. A bancada tem sete deputados: Marcelo Santos, Hércules Silveira, Luzia Toledo, Solange Lube, Paulo Roberto, Sérgio Borges e José Esmeraldo. Com a redução de vagas e o aumento do cociente eleitoral, a probabilidade de redução da bancada a mais da metade é grande, por isso, o grupo vem se reunindo desde a semana passada para traçar uma estratégia de autoproteção.