Partido comunicou fato que envolve Armandinho Fontoura ao MP
O vereador bolsonarista de Vitória Armando Fontoura Filho, o Armandinho (PL), afastado das funções e candidato à reeleição, mantém, até esta quarta-feira (18), postagens de um boneco inflável do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vestido de presidiário, na qual faz ofensas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao campo da esquerda de forma generalizada.
Com a permanência das postagens, considerada uma “afronta à Justiça” pelo advogado do PT Gerlis Prata Surlo, o vereador desobedece, também, medida cautelar imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o proibiu de postar em redes sociais e o obriga a usar tornozeleira eletrônica.
Essa medida foi adotada em substituição ao período de mais de um ano em que ele esteve na cadeia, entre 2022 e 2023, acusado de integrar uma milícia eletrônica para a prática de atos antidemocráticos.
O advogado do PT afirmou que o partido tem monitorado as redes sociais do vereador e comunicou o procedimento irregular ao Ministério Público e ao STF, enquanto dirigentes partidários apontam um tom “provocador, visando manter o nome em evidência, sem apresentar propostas para melhorar a cidade”.
A Justiça proibiu a exibição do boneco em espaço público e também na internet, no último dia 10. No entanto, apesar de ter retirado o boneco da via pública, o vereador tem gravações no Instagram exibindo inclusive matérias jornalísticas sobre a decisão judicial, em tom de deboche, assumindo papel de vítima de censura.
Uma forma de capitalizar reforço eleitoral, muito utilizada pela extrema direita bolsonarista para confundir o eleitor, com base em ensinamentos do astrólogo fascista Olavo de Carvalho, já falecido, que se autodenominava filósofo e estimulava o discurso de ódio, sempre substituindo o debate de ideias por ataques e confronto.
Junto à proibição de exibir o boneco, o vereador foi condenado também ao pagamento de uma multa no valor de R$ 10 mil, além de publicar direito de resposta ao Partido dos Trabalhadores (PT) em seus espaços de propaganda eleitoral.
A decisão do juiz Leonardo Alvarenga da Fonseca é decorrente de representação do partido por ter o vereador exibido em via pública o boneco inflável, mostrando-o ao mesmo tempo no Instagram.