segunda-feira, novembro 25, 2024
19.4 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

Bolsonaristas realizam eventos para garantir palanque nas eleições de 2022

Ex-deputado Carlos Manato define neste fim de semana se rompe a barreira imposta por Magno Malta

O encontro estadual do PL, coordenado pelo ex-senador Magno Malta, neste sábado (27), e o Primeiro Encontro Conservador do Espírito Santo, no domingo (28), organizado pelo PTB, liderado pelo Tenente Assis, são os dois eventos que a extrema direita promove neste fim de semana em Vitória.

A movimentação é parte da estratégia de montar palanque para o presidente Jair Bolsonaro na tentativa de reeleição, mesmo com o recorde de rejeição que ele apresenta nas últimas pesquisas, próximo a 70%. Nas articulações, os partidos buscam também definir nomes para chapas ao governo, à Assembleia Legislativa, à Câmara dos Deputados e ao Senado.

Até esta sexta-feira (26), os dois blocos ainda não haviam definido a situação do ex-deputado federal Carlos Manato, pré-candidato ao governo e em busca de filiação no mesmo partido de Bolsonaro, que assina ficha no PL no próximo dia 30, mas é barrado pelo ex-senador Magno Malta, que deverá concorrer ao Senado.

Segundo os bastidores, Malta quer concentrar todos os recursos partidários nesse objetivo, sem contar com outro fator complicador, a reeleição da deputada federal Soraya Manato (PSL), casada com o ex-deputado, que tiraria o equilíbrio da chapa já montada por Magno.

O evento, na realidade, representa o lançamento do nome do ex-senador na arena eleitoral de 2022. Ele trabalha para se recompor da derrota na tentativa de reeleição, em 2018, decorrente, entre outras coisas, de denúncias de supostos abusos na chamada Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus Tratos, que ele conduziu no Senado.

Está confirmada no encontro do PL, em Vitória, a participação da deputada federal Bia Kicis (PSL), bolsonarista de raiz, investigada na chamada CPI das Fake News, por ofensas e ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a seus ministros, e o cantor Netinho.

O campo de atuação de Magno tem maior concentração de votos entre militares e evangélicos, público que já apresenta, porém, rejeição a Bolsonaro, por conta da gestão desastrosa que gera desemprego, inflação elevada e fome.

No encontro deste domingo, Manato será convidado formalmente para se filiar ao PTB, em prosseguimento a acerto com a principal liderança do partido no Estado, Tenente Assis, candidato à Câmara Federal.

Um das palestrantes no encontro dos conservadores será a presidente nacional do PTB, Graciela Ninow. Falará também no evento o advogado Marcelo Nunes, especialista em direito eleitoral, e os deputados Rodrigo Valadares, de Sergipe, secretário Nacional do PTB, e Felipe Estevão, de Santa Catarina.

Mais Lidas