Rafaela Donadeli, esposa do deputado estadual, foi anunciada como pré-candidata a vice-prefeita da chapa
No início do ano, segundo informações de bastidores, o deputado estadual Dr. Bruno Resende (União) sinalizou que toparia abrir mão de sua pré-candidatura a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, desde que sua esposa, Rafaela Donadeli (União), fosse indicada como a vice da chapa que articulava com o advogado Diego Libardi (Republicanos) e seu colega de Assembleia Legislativa, Allan Ferreira (Podemos).
Em maio, Diego Libardi se lançou como o pré-candidato a prefeito escolhido em consenso pelo “grupo dos três”. Nessa sexta-feira (12), Rafaela Donadeli foi anunciada como pré-candidata a vice-prefeita na chapa, fazendo valer a vontade de Bruno Resende.
Nutricionista, Donadeli tem o hábito de fazer publicações sobre alimentação saudável em suas redes sociais. Ela é coordenadora do União Brasil Mulher no Espírito Santo, mas não tem experiência anterior em cargos políticos. O vídeo de anúncio da sua pré-candidatura ressalta a atuação de Rafaela na área da saúde como argumento para a escolha. Libardi também afirma que a esposa de Bruno Resende ficará a cargo da “pauta da mulher” no plano de governo.
“O nosso time da saúde precisa e deve ser valorizado. Ele deve trabalhar com humanização, com carinho e com amor aos nossos pacientes. E é por essa saúde digna e de qualidade que eu vou lutar todos os dias”, discursou Rafaela.
Antes de a escolha por Rafaela ser sacramentada, a ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social Márcia Bezerra (PRD), próxima de Allan Ferreira, também se colocava como possível vice de Diego Libardi. Outro nome especulado para a chapa era o do presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeiro, Brás Zagotto (Podemos), que deverá tentar a reeleição na disputa proporcional.
Movimentações eleitorais
A consolidação da chapa com Libardi e Donadeli também representa uma opção de escolha a menos para o coronel da Polícia Militar Fabrício Martins (sem partido), que tem pretensão de participar da disputa majoritária de outubro deste ano. Segundo fontes dos meios políticos locais, ele tem sido considerado como um possível vice de Lorena Vasques (PSB), mas também existe a possibilidade de o coronel tentar uma vaga na Câmara de Vereadores.
A ex-secretária municipal Lorena Vasques é a candidata que representa a gestão do atual prefeito Victor Coelho (PSB), e conta com o apoio do governador Renato Casagrande (PSB). Entretanto, Casagrande demonstraria, nos bastidores, mais entusiasmo com a pré-candidatura do deputado estadual Theodorico Ferraço (PP), que lançou chapa com o vereador de extrema direita Júnior Corrêa (Novo) na última quinta-feira (11).
O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), filho de Theodorico e cotado como candidato a governador em 2026, esteve no lançamento da chapa do pai, reforçando os laços com o governo estadual. As elites econômicas e políticas de Cachoeiro também tem demostrado amplo apoio ao possível retorno de Theodorico Ferraço ao posto que ocupou por quatro mandatos.
Já Carlos Casteglione (PT), que foi prefeito de Cachoeiro de 2008 a 2016, tem feito uma campanha mais voltada para reuniões internas com os outros partidos de esquerda que o apoiam. O vereador bolsonarista Léo Camargo (PL) também é pré-candidato a prefeito de Cachoeiro.
Ferraço lança pré-candidatura em Cachoeiro com ‘abraço’ de Casagrande
Coronel Fabrício se mantém no jogo eleitoral em Cachoeiro
https://www.seculodiario.com.br/politica/coronel-fabricio-se-mantem-no-jogo-eleitoral-em-cachoeiro