Filho do prefeito, vice-governador Ricardo Ferraço quer ser sucessor de Casagrande
Victor Coelho (PSB), o agora ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, sempre foi um dos mais entusiasmados apoiadores do governador Renato Casagrande (PSB) entre as maiores prefeituras do Espírito Santo. Isso facilitou a chegada de investimentos para grandes obras no município do sul do Estado durante a sua gestão. Apesar da mudança na administração, com Theodorico Ferraço (PP) assumindo seu quinto mandato de prefeito, Cachoeiro tende a manter prestígio junto ao governo estadual nos próximos anos.
Na semana passada, uma reunião de Theodorico com Casagrande, logo no segundo dia de mandato, para tratar de “projetos estratégicos”, foi alardeada por sua equipe como a do primeiro prefeito eleito em 2024 a ser recebido pelo governador. Nessa segunda-feira (6), Ricardo Ferraço (MDB), vice-governador e filho do novo chefe do Executivo cachoeirense, esteve em Cachoeiro para o anúncio do projeto de implantação de uma pretensiosa Cidade Eco-Parque Industrial no município.
O projeto prevê estrutura para instalação de empresas em uma área total de aproximadamente 30 milhões de metros quadrados (cerca de 625 alqueires) no distrito de Pacotuba, junto a um programa de arborização e preservação ambiental, com a criação de uma área mínima de 10 alqueires de floresta. A iniciativa deverá ser executada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), segundo a prefeitura, e os empreendimentos deverão ser atraídos por meio de incentivos fiscais.
Não foram divulgadas as plantas arquitetônicas da pretensa Cidade Eco-Parque Industrial e prazos de implantação. Chama a atenção que um projeto de tamanha grandiosidade tenha sido divulgado com tão pouco tempo de governo, e com o aval do governo estadual.
Obras grandiosas, independentemente da sua necessidade ou eficácia, são típicas do estilo Theodorico Ferraço de governar. Da parte de Ricardo Ferraço, uma boa gestão de seu pai em Cachoeiro, o maior colégio eleitoral fora da Grande Vitória, com investimentos do Tesouro capixaba, pode ser um bom chamariz visando a disputa pela sucessão de Renato Casagrande em 2026.
Ricardo Ferraço é um dos que pretendem se candidatar ao governo do Estado com o apoio de Renato Casagrande. Também são cotados três gestores da Grande Vitória que conquistaram altos índices de aprovação, com ajuda dos fartos investimentos estaduais: os prefeitos de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Pode); e o ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT).
Porém, Euclério, que se licenciará do cargo neste de mês de janeiro para fazer um transplante de rim, afirmou em entrevista para a colunista Fabiana Tostes, da Folha Vitória, nessa terça-feira (7), que seu candidato é Ricardo Ferraço, e só pensará em “algo diferente” se o próprio disser a ele que não estará mais na disputa.