quarta-feira, fevereiro 5, 2025
31.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Câmara de Conceição da Barra define membros de CPI contra prefeito

Aumenta a pressão sobre o prefeito de Conceição da Barra (norte do Estado), Jorge Donati (PSDB). Os vereadores do município definiram, em sessão nessa quinta-feira (2), os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende investigar a contratação de servidores pela prefeitura, sem o aval da Casa. O presidente da CPI será o vereador Juvenal Esteves (PTB); a relatoria será ocupada pela vereadora Sirlene Olímpio da Silva (Pros); e Adilson Vasconcelos (PSB) atuará como membro efetivo.

Observadores do mercado político, no entanto, não acreditam que o real objetivo da investigação seja, de fato, afastar o prefeito. Para lideranças locais, a medida não passa de manobra para garantir o apoio da máquina administrativa na disputa eleitoral de 2016. Os vereadores estariam insatisfeitos com a falta de espaço político na prefeitura e querem pressionar o prefeito a negociar com os vereadores e acolher as demandas por cargos no município.

 
Para acalmar os ânimos, Donati conta com a ampla capacidade de influência do presidente da Câmara, Anderson Kleber da Silva, que também é do PSDB. O vereador é um alagoano que migrou para o município junto com outros alagoanos que passaram a trabalhar no corte de cana e são seus eleitores. Anderson está no seu terceiro mandato de vereador e no segundo como presidente da Casa.

 

Os movimentos iniciados pelos vereadores criam um novo cenário no município, onde a Câmara sempre foi subserviente ao prefeito Jorge Donati. O prefeito, agora, deixou de ter maioria na Casa.
 
Além da CPI, os vereadores aprovaram recentemente, por unanimidade, um requerimento de informação do vereador Rogério de Oliveira Rufino (PTB) sobre a aplicação de recursos federais na área de saúde, que pede notificação ao prefeito para enviar informações sobre os gastos efetuados com recursos do governo federal, provenientes do Teto Financeiro MAC dos Municípios, no valor de R$ 700 mil. Os vereadores decidiram formalizar o pedido, já que as informações eram prestadas de maneira informal e a prefeitura não respondia aos questionamentos. 
 
Outro requerimento, em fase elaboração, tem como foco o turismo no município. Os legisladores reclamam que no de Carnaval, realizada no mês passado, não houve transparência por parte da municipalidade na elaboração do calendário. Os vereadores afirmam que também não tomaram conhecimento das ações para os preparativos da festa.
 
Blindado
 
O vereador de Conceição da Barra preso desde outubro do ano passado no Centro de Detenção Provisória de São Mateus, sob a acusação de abusar sexualmente da enteada de 15 anos, livrou-se da cassação do seu mandato, pela diferença de apenas um voto. 
 
Para ser cassado, seriam necessários oito votos, mas com as abstenções dos vereadores Rogério de Oliveira Rufino (PTB), Juvenal Ferreira Esteves (PTB) e Sirlene Olímpio da Silva (Pros), foram contabilizados sete.

 

O vereador, que não tem o nome revelado para preservar a vítima, responde pelo crime de estupro de vulnerável. O ato teria ocorrido em 2013 e foi denunciado pela própria adolescente.

Mais Lidas