sábado, novembro 23, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Câmara de Vitória define comissões e tenta isolar vereadores progressistas

Negociações prosseguiram depois de anunciadas as composições, melhorando a posição de alguns vereadores

Os vereadores André Moreira (Psol) e Karla Coser (PT) ficaram sem posição de destaque na definição das 12 comissões da Câmara de Vitória, nesta quarta-feira (8), em meio a articulações para mudar titulares. Na composição inicial, somente a representante do PT alcançou o posto de presidente de um colegiado, de Promoção dos Direitos das Mulheres. Ela é a única mulher com mandato no legislativo municipal.

As negociações prosseguiram depois de anunciadas as comissões e resultaram em uma troca, seguindo acordos já fechados, para reduzir a influência do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), que conta com o apoio da maioria do plenário. Apesar desses movimentos, o perfil governista da Câmara se mantém.

Um dos lances tirou do prefeito o nome de seu interesse para a Comissão de Segurança Pública. Leonardo Monjardim (Patriotas) foi derrotado pela chapa da oposição, com André Moreira (Psol) na presidência e Karla Coser (PT) na vice. 

A comissão tem cinco membros: Leonardo, André, Karla, Aloísio Varejão (PSB) e André Brandino (PSC). Em chapa única, Monjardim seria o presidente e Varejão o vice. Mas a chapa de André ganhou o voto de Varejão e se elegeu por três votos a dois. Para impor a derrota a Pazolini, André e Varejão “apertaram as mãos”, num acordo de cavalheiros.

O compromisso assumido por ambos, junto com Karla, é de que na primeira reunião da comissão André irá para o cargo de vice e Varejão assumirá a presidência do colegiado.

A escolha desta quarta foi feita, segundo a Câmara, “na forma dos artigos 55 e 56 do regimento interno, ouvido o colégio de líderes e observado o coeficiente de proporcionalidade partidária publicado no ato da Mesa Diretora nº 002/2023 de 1 de fevereiro de 2023”.

A Comissão de Constituição, Justiça, Serviço Público, Redação e Fiscalização de Leis, umas das mais importantes para a garantia dos interesses do executivo, tem com presidente Luiz Emanuel Zouain (sem partido), vice Davi Esmael (PSD), e membros titulares Duda Brasil (União), Leonardo Monjardim (Patriota) e Maurício Leite (Cidadania), com Vinícius Simões (Cidadania) na suplência.

Leonardo Monjardim é o presidente de outro colegiado estratégico, de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tomada de Contas, com o vice Luiz Paulo Amorim (SDD), e membros titulares os vereadores Maurício Leite, Davi Esmael e Aloísio Varejão (PSB). Suplente, novamente, Vinícius Simões.

Já a de Saúde e Assistência Social terá na presidência André Brandino (PSC), na vice Duda Brasil, e como membros titulares André Moreira, Maurício Leite e Vinícius Simões – Chico Hosken será o suplente. Enquanto a de Educação, Ciência e Tecnologia, terá como presidente Duda Brasil (União), o vice Anderson Goggi (PP), e membros titulares Luiz Paulo Amorim, Maurício Leite e Vinícius Simões.

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Cidadania e Acessibilidade será presidida por Davi Esmael, com André Brandino (PSC) na vice, e os titulares Aloísio Varejão, Karla Coser e André Moreira. A temática de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer será conduzida por Anderson Goggi (PP), com Duda Brasil na vice, e titulares os vereadores Chico Hosken (Podemos), Dalto Neves (PDT) e Leonardo Monjardim.

No Meio Ambiente e Bem Estar Animal, o presidente será Luiz Paulo Amorim, vice Luiz Emanuel, e membros titulares Karla Coser, Chico Hosken, Anderson Goggi. A Comissão de Políticas Urbanas, Mobilidade, Obras e Serviços terá no comando Davi Esmael, Luiz Emanuel na vice, e titulares Karla Coser, Luiz Paulo Amorim e Anderson Goggi.

Na de Desburocratização, Empreendedorismo e Inovação, o presidente será Dalto Neves, o vice Luiz Emanuel, e titulares Maurício Leite, André Brandino e André Moreira.

Já a de Defesa e Promoção dos Direitos das Mulheres terá no comando de Karla Coser, com o vice Dalto Neves, e titilares, Maurício Leite, Chico Hosken e André Moreira.

Mais Lidas