sexta-feira, novembro 22, 2024
23.8 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Camarão vai disputar a prefeitura de Muqui com José Marcos como vice

Chapa com os políticos do PL e do PSDB será lançada oficialmente nesta quinta-feira

Sergio Luiz Anequim, o Camarão (PL), será candidato a prefeito de Muqui, no sul do Estado, tendo José Marcos de Castro (PSDB) como vice. O lançamento oficial da chapa será nesta quinta-feira (13), a partir das 19h, na residência de Camarão.

Os dois são ex-vereadores e já concorreram na disputa majoritária de Muqui em outras ocasiões. Camarão esteve em quatro mandatos parlamentares, tendo inclusive ocupado a presidência da Câmara de Muqui em duas legislaturas. Em 2017, foi prefeito interino devido à cassação do registro de Frei Paulão. Ele também entrou na disputa majoritária em 2020, candidatando-se pelo extinto Democratas (DEM), e ficou em segundo lugar.

José Marcos, por sua vez, é dono de uma padaria em Muqui, e foi vereador de 2017 (ano em que também presidiu a Câmara no primeiro semestre) a 2020. Foi candidato a vice-prefeito em 2012. Nas eleições municipais de 2020, concorreu como candidato a prefeito pelo Republicanos e ficou em terceiro lugar. 

Da esquerda para a direita, José Marcos e Camarão. Foto: Redes Sociais

“Amigos e amigas de Muqui, hoje quero falar sobre a união entre o PL [Partido Liberal] e o PSDB [Partido da Social Democracia Brasileira] em nossa querida cidade. Juntos, estamos trabalhando para construir um Muqui mais próspero e justo para todos. Acreditamos que, unindo forças, podemos fazer muito mais por nossa cidade. Essa aliança é para todos nós. Junte-se a nós nessa jornada rumo a um Muqui melhor!”, escreveu José Marcos nas redes sociais, no fim do mês de maio.

Outra novidade do cenário eleitoral é a possibilidade de Dr. Wesly ser lançado pelo Republicanos como pré-candidato a prefeito de Muqui. Conhecido médico pediatra da região, Wesly já foi candidato a vice-prefeito em 2008.

Mai um nome especulado para a disputa em Muqui este ano é o de Renato Prúcoli, vice-prefeito de 2013 a 2016, que assumiu a chefia do Executivo municipal por 12 dias, em decorrência do falecimento do então prefeito Aluísio Filgueiras. Na época, ele estava no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que se fundiu com o Patriota em 2023, dando origem ao Partido Renovação Democrática (PRD).

Campo governista

Atualmente, Muqui tem como prefeito Helio Carlos Ribeiro, o Cacalo (PSB). Ele poderia tentar a reeleição, mas o Partido Socialista Brasileiro decidiu lançar Frei Paulão como pré-candidato a prefeito da situação. A avaliação interna da sigla, segundo uma fonte inserida nos meios políticos locais, é de que Cacalo teve uma queda grande de popularidade no fim do mandato, e Paulão apresenta chances maiores de manter a administração nas mãos dos socialistas.

O atual prefeito gostaria de tentar um segundo mandato, mas parece conformado com a escolha do PSB e tem aparecido junto com Frei Paulão em atividades de pré-campanha. “É uma coisa acordada entre nós dois. Já está tudo alinhado, tudo certinho. Eu sinto que a sociedade quer me devolver o mandato que me foi tirado ilegitimamente”, comentou Frei Paulão para matéria publicada em maio por Século Diário.

Frei Paulão foi prefeito de Muqui em dois mandatos, de 2001 a 2008, e secretário de Estado da Cultura, em 2011. Em 2016, foi novamente eleito, mas teve o registro de candidatura indeferido, com base na Lei da Ficha Limpa. O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou irregularidades em um contrato da prefeitura para aquisição de ambulâncias de 2004, e ele foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ficando inelegível por oito anos.

Em 2019, o governador Renato Casagrande (PSB), seu aliado de longa da data, chegou a nomeá-lo subsecretário de Aquicultura e Pesca, mas teve que voltar atrás por causa da Lei da Ficha limpa capixaba. Reabilitado em 2023, foi nomeado novamente pelo governador, dessa vez como diretor de Segurança e Trânsito no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) – cargo do qual deverá se desincompatibilizar neste mês.

Mais Lidas