segunda-feira, setembro 16, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, setembro 16, 2024

Leia Também:

Campanha começa com candidatos confiando na militância

Em Vitória, prefeito circula com a vice estreante em eleição, e candidatos marcam presenças em feiras

A militância política é a mola propulsora da campanha eleitoral iniciada nessa sexta-feira (16) e que irá se prolongar até 1º de outubro, cinco dias antes do pleito para os cargos que concorrem ao primeiro turno de prefeito e vice-prefeito, e à Câmara de Vereadores.

Em municípios onde haverá segundo turno, a propaganda no rádio e na TV ocorrerá de 11 a 25 de outubro. No Espírito Santo, são apenas quatro, com mais de 200 mil eleitores: Serra (362,5 mil eleitores), maior colégio eleitoral, Vila Velha (345,2 mil), Cariacica (278,1 mil) e Vitória (266,5 mil).

No primeiro dia da campanha, candidatos na Grande Vitória participaram de eventos e percorreram feiras livres, tradicionais locais de aglomeração de eleitores, em busca de gerar motivação para o voto e ampliar a militância. 

O prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), circulou com sua vice, a empresária Cris Samorini (PP), recém-anunciada e estreante em eleição, pelas feiras de Jardim Camburi e Bento Ferreira. O ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) fez o mesmo com o advogado Victor Ricciardi (União) no Centro de Vitória, e depois caminhou pelo Bairro da Penha.

Os dois nomes do campo da esquerda, Camila Valadão (Psol) e João Coser (PT), que disputam separadamente, com a perspectiva de uma aliança no segundo turno, iniciaram a corrida em reuniões com grupos de apoiadores e visitas a locais estratégicos.

João Coser faz neste sábado (17) caminhada nas feiras de Maria Ortiz, Jardim da Penha e Centro de Vitória e, à noite, participa de atividades nas praças José Operário, em Maruípe, e Nilze Mendel, em Jardim Camburi. No domingo (18), vai às feiras de Santa Marta, Tabuazeiro e Gurigica, participa de lançamento de candidatura de vereador no bairro Estrelinha, e à noite, terá reunião na Igreja Maranata de Jardim Camburi, reduto do Capitão Assumção, candidato a prefeito de Vitória pelo PL, e também área de investidas, há meses, de Pazolini.

No primeiro dia de campanha, Camila também esteve na feira livre de Jardim Camburi, acompanhada de candidatos à Câmara pelo Psol. “Começamos o dia cedo já dialogando com as pessoas, apresentando o nosso projeto político aqui em Jardim Camburi, o maior bairro da cidade de Vitória e do Espírito Santo, e onde eu tenho a honra de, historicamente, ser a candidata mais votada. E agora estamos aqui para apresentar a nossa candidatura, esse novo projeto para a nossa cidade”, disse.

Para este sábado, a programação inclui a feira de Jardim da Penha e apresentação do Comitê de Cultura Espírito Santo, no Museu do Negro, Centro de Vitória. À tarde, às 15 horas, participa do Movimento Cidade, na Prainha, Vila Velha, evento que reúne o mundo artístico.

É para lá que estão voltados os olhos do prefeito do município, Arnaldinho Borgo (Podemos), que neste sábado (17) também promoveu um grande “adesivaço”, na praça Bené Marques, na Praia das Gaivotas. “Juntos, vamos fazer Vila Velha avançar cada vez mais, levando mais dignidade e qualidade de vida aos cerca de 500 mil habitantes da nossa cidade”, ressalta o prefeito, que percorre o município acompanhado do candidato a vice-prefeito da chapa, Cael Linhalis, do PSB, partido do governador Renato Casagrande.

Em Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), em busca da reeleição e também apoiado pelo governador, neste sábado inaugura o comitê de campanha e promove “bandeiraço” na avenida Mário Gurgel, em Jardim América.

Mais Lidas