sexta-feira, janeiro 3, 2025
26 C
Vitória
sexta-feira, janeiro 3, 2025
sexta-feira, janeiro 3, 2025

Leia Também:

Candidaturas ao Senado vão depender de discussões internas

 

A vaga a ser disputada ao Senado no próximo ano promete ser uma das disputas mais interessantes da eleição de 2014 e deve começar bem antes dentro dos partidos. Para escolher quem será o candidato do partido e da coligação, será necessário fazer uma seleção entre as lideranças em condições de disputar. No PT, a situação é a que chama mais atenção, já que a vaga em disputa no ano que vem é a ocupada hoje pela senadora Ana Rita Esgário.
 
Depois de ter assumido a cadeira no Senado, com a eleição de Renato Casagrande para o governo em 2010, a candidata natural do partido seria ela, mas há outros interesses em jogo.
 
O ex-prefeito de Vitória João Coser estaria se movimentando internamente para garantir o controle do partido, mas ele depende de movimentações externas para ser candidato ao Senado. A principal delas é observar a estratégia do ex-governador Paulo Hartung (PMDB). 
 
Caso Hartung dispute a eleição para o Senado, a configuração do jogo político retira os aliados do campo para a construção de um palanque de consenso.  Se Hartung entrar na corrida eleitoral, Coser deverá mudar seu foco, podendo até disputar o governo do Estado. Mas o grupo de Ana Rita está disposto a brigar pela candidatura à reeleição da senadora, que dificilmente recuaria em favor do ex-governador.
 
Antes disso, porém, Hartung vai ter que resolver no PMDB como será sua colocação no pleito. Isso porque a deputada federal Rose de Freitas (PMDB) já havia sinalizado interesse na vaga. Como o grupo de Hartung domina o partido, ele pode ter vantagem na disputa interna, mas há quem acredite que ele sequer dispute o Senado pelo PMDB, já que mantém o flerte com o ninho tucano desde o ano passado.
 
Seria uma solução para os tucanos, que não têm um nome para a majoritária e precisam de um palanque forte para o próximo ano. Nesse sentido, se aproximaram também da Rede de Marina Silva. Se o partido sair do papel, pode ter o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Guerino Balestrassi, como candidato ao Senado. Balestrassi é outro que também abriria passagem para uma candidatura de Hartung.

Mais Lidas