domingo, setembro 22, 2024
27.7 C
Vitória
domingo, setembro 22, 2024
domingo, setembro 22, 2024

Leia Também:

​Casagrande anuncia aumento do efetivo da Polícia Civil

Governador prestou contas na Assembleia, relatou obras e ações de combate à pandemia, e afastou debate eleitoral este ano

Hélio Filho/Secom

Apesar de não citar quantitativos, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, nesta terça-feira (6), aumento do efetivo da Polícia Civil e a estruturação de delegacias, reconhecendo que o setor passou quatro anos da gestão anterior, do ex-governador Paulo Hartung, sem receber investimentos. A informação foi divulgada durante sua prestação de contas realizada na Assembleia Legislativa, ocasião em que destacou durante mais de quatro horas, as ações na condução do combate à Covid-19 com resultados satisfatórios.

Casagrande relatou avanços na área de saúde e projetou o retorno à normalidade das atividades a partir do final do ano e início de 2022, se não ocorrer nenhum sobressalto – variantes -, e afirmou que o Estado organiza unidades de reabilitação de pessoas vítimas da Covid-19, uma das quais funcionará no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes). Ele destacou as ações de governo e ressaltou que o Estado não construiu nenhum hospital de campanha.

“Não podemos nos submeter a pressões momentâneas”, disse o governador, uma referência a críticas recebidas de alguns setores, inclusive por deputados sinalizados como independentes, que fazem oposição ao governo. Um deles, Rafael Favatto (Patri), reconheceu que as críticas foram infundadas e elogiou o trabalho desenvolvido, citando o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, um dos alvos mais frequentes da oposição.

Casagrande chegou à Assembleia pouco antes das 15 horas, acompanhado da vice-governadora, Jaqueline Moraes (PSB), de secretários e poucos assessores. A sessão, realizada e forma híbrida, considerou as recomendações sanitárias e observou o número de presenças no plenário, estabelecido em 50 pessoas. A prestação de contas deveria ter sido feita em fevereiro deste ano, mas foi adiada em decorrência da pandemia.


O governador destacou que sua gestão conseguiu superar duas crises que surgiram desde o início. As fortes chuvas do final de 2019 e a pandemia, que teve início no primeiro trimestre de 2020. Casagrande citou também o bom ambiente e o diálogo entre os poderes, além de importantes ações, como o Plano de Investimentos Públicos (PIP) do Espírito Santo.

Ao responder a questionamento do deputado Danilo Bahiense (sem partido), que é da área de Segurança Pública, o governador informou que novos integrantes da Polícia Civil já estão em treinamento e deverão estar integrados ao quadro de servidores em cerca de dois meses. Citou investigadores, médicos legistas e assistentes sociais e anunciou que o governo está investindo em tecnologia, o que irá facilitar a reabertura de delegacias, e abriu canal de conversação para analisar o pagamento da recomposição salarial de 3,5% decorrente de acordo firmado em 2020 com os trabalhadores da área.


O deputado Luciano Machado (PV) perguntou se Casagrande pode ser candidato a presidente da República, como já foi ventilado pelo PSB Nacional. O governador respondeu que “não é hora de discutir política, porque a prioridade é cuidar do Estado”. 

Mais Lidas