sábado, novembro 23, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Casagrande assume Lula e pauta ambiental; Manato grava com Bolsonaro

Governador exibe material de campanha com o ex-presidente na fase final das eleições, no segundo turno

Os dois candidatos ao governo do Estado, Renato Casagrande (PSB), que tenta a reeleição, e o bolsonarista Carlos Manato (PL), segundo lugar no primeiro turno, anunciaram novos apoios nesta sexta-feira (7). As duas campanhas passam a apresentar ligações mais fortes com a disputa nacional, entre o ex-presidente Lula (PT), que lidera, e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O governador Renato Casagrande, que fechou o primeiro turno na frente, com 46,94% dos votos, recebeu o apoio do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), José Carlos Rizk, e da Rede de Sustentabilidade, assumindo a pauta ambiental do partido, tema abordado superficialmente no seu programa de governo, mesma condição dos seus outros concorrentes. Na noite dessa quinta-feira (6), também gravou vídeo em apoio à sua reeleição, o senador Marcos do Val (Pode).

Materiais de campanha de Lula, apresentados de forma discreta no primeiro turno, também já começam a aparecer, e o próprio Casagrande exibe foto do ex-presidente na camisa. O clima de insatisfação registrado entre a militância petista na primeira fase da disputa foi resultado desse posicionamento do governador, apesar da coligação PT-PSB.

Na próxima segunda-feira (10), o PT realiza convenção plenária, a partir das 19 horas, no Centro Sindical dos Bancários, na Ilha de Santa Maria, em Vitória, para organizar agendas conjuntas entre as duas campanhas, a estadual e a de Lula, prioridade da legenda.

Já Manato lança neste sábado (8) a campanha para o segundo turno, às 9 horas, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, depois de chegar de Brasília, onde gravou peças de campanha com o presidente Jair Bolsonaro (PL), e, ao mesmo tempo, tentou contornar a falta de recursos para essa fase da campanha, que se desenvolve sem marqueteiro, após a saída de Fernando Carreiro.

Ele também recebeu o apoio do deputado federal reeleito Amaro Neto (Republicanos), ligado ao grupo do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, derrotado na disputa ao Senado, que também anunciará, no evento deste sábado, adesão ao palanque bolsonarista. Participarão ainda do encontro o senador eleito Magno Malta (PL) e os candidatos derrotados no primeiro turno, Guerino Zanon (PSD) e Audifax Barcelos (Rede), que já formalizaram apoio a Manato.

Mais Lidas