quinta-feira, novembro 21, 2024
29.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Casagrande reforça campanhas do PSB na reta final das eleições

Governador já gravou vídeos para 14 candidatos, incluindo Lorena Vasques, em Cachoeiro

Nesta reta final da campanha eleitoral deste ano, começaram a pipocar nas redes sociais vídeos de apoio do governador Renato Casagrande a candidatos a prefeito de sua sigla partidária, o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Pelo menos 14 das 33 candidaturas do PSB para as prefeituras do Estado já ostentam uma declaração oficial de voto do chefe do Executivo estadual.

Divulgação

Até essa sexta-feira (27), Renato Casagrande já havia declarado apoio para os seguintes candidatos: Márcio Keres (Apiacá), Helinho Lima (Atílio Vivácqua), Lorena Vasques (Cachoeiro) e Frei Paulão (Muqui), na região central sul; Luciano Machado (Guaçuí), Reginaldo (Ibitirama) e Dito Silva (Muniz Freire), no Caparaó; Rolmar Botechia (Alfredo Chaves) e Dorlei Fontão (Presidente Kennedy), no litoral sul; Valbinho (Conceição do Castelo), no sudoeste serrano; Joel Ponath (Santa Maria de Jetibá), na região central serrana; Bolinha (Vila Pavão), no noroeste; Gutim Astori (Marilândia), no centro-oeste; e Kleilson Rezende (Pedro Canário), no nordeste.

A declaração de apoio explícita é importante para eliminar dúvidas sobre as intenções do governador. Um exemplo disso é a situação de Cachoeiro. Por lá, a expectativa era de que Casagrande se mantivesse distante, tendo em vista que possui mais de um aliado no município entre os candidatos. Mas nessa quinta-feira (26), ele foi às redes sociais pedir voto para Lorena Vasques.

Muitos aliados do governo estadual, como a deputada estadual Janete de Sá (PSB), tem feito o papel de pedir voto para as candidaturas socialistas. Também há candidatos que tomam a iniciativa de se associarem com a imagem do governador. Esse é o caso de Romário Brasil, de Alegre, no Caparaó, que publicou uma foto abraçado com o Casagrande e a seguinte legenda: “Sobre o apoio do governador, não preciso dizer nada, mas haverá sinais”.

Outros partidos

As declarações de voto de Renato Casagrande não se resumem aos candidatos de seu próprio partido. Na sua cidade natal, Castelo, sul do Espírito Santo, ele fechou com Dr. Abílio (União), candidato a prefeito de oposição.

Na região metropolitana, o governador tem mostrado suas preferências de forma mais aberta. Em Vitória, tem aparecido ao lado de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), apesar de também ser um aliado de João Coser (PT). Em Cariacica, Casagrande escolheu o atual prefeito, Euclério Sampaio (MDB). Em Vila Velha, é um aliado de primeira hora do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). E na Serra, o governador está com Weverson Meireles (PDT), o candidato do prefeito Sérgio Vidigal (PDT).

Casagrande costuma adotar uma política de não se envolver em campanhas das cidades em que tem mais de um candidato aliado. Na campanha deste ano, porém, essa não tem sido uma regra absoluta, e a tendência é que mais candidaturas contem com seu apoio explícito à medida que o dia da votação se aproxima.

Mais Lidas