quinta-feira, novembro 21, 2024
29.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Casagrande tem candidatos em sete das dez maiores cidades capixabas

Balestrassi (Colatina) e Zé Preto (Guarapari) estão entre os que garantiram a chancela

O governador Renato Casagrande (PSB) já declarou apoio a candidatos a prefeito em sete das dez cidades com maior número de eleitores do Estado. Apenas em Vitória, Linhares e São Mateus ele não “desceu do muro”. Nessa terça-feira (1º), o governador declarou apoio pessoal a Guerino Balestrassi (MDB), em Colatina, no noroeste do Estado; e a Zé Preto (PP), em Guarapari, na região metropolitana.

Guerino Balestrassi e Zé Preto. Foto: Redes Sociais / ALES

O apoio de Renato Casagrande pode ter peso especial nessas duas cidades, que estão com disputas indefinidas na eleição majoritária. Em Colatina, que possui 87,1 mil eleitores, o posicionamento de Casagrande surpreende, tendo em vista que ele também é um aliado de Renzo Vasconcelos (PSD), o principal concorrente de Guerino, que tenta a reeleição.

Pesquisa espontânea do Ipec divulgada pela Rede Gazeta em 12 de setembro apontava Guerino Balestrassi com 30% das intenções de voto, contra 23% de Renzo Vasconcelos (PSD), segundo colocado. Uma declaração de voto por parte do governador foi apontada como relevante por 17% dos eleitores, contra 14% do presidente Lula (PT) e 23% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em Guarapari, com 100,9 mil eleitores, Zé Preto é, de fato, o candidato mais afinado com Casagrande, compondo a base do governo estadual como deputado na Assembleia Legislativa. No vídeo que gravou para a campanha de Zé Preto, o governador lembrou ainda que o seu escolhido tem como vice na chapa Gedson Merízio (Podemos), que era subsecretário na pasta de Turismo do Estado até o início do ano.

Pesquisa espontânea da Futura, publicada pelo jornal Folha Vitória no último dia 25, colocou Zé Preto com 26,6% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Rodrigo Borges (28%). O governador Renato Casagrande é avaliado como bom ou ótimo por 50,8% dos eleitores de Guarapari, e regular por 32,2%.

Dentre os demais colégios eleitores capixabas, em Cariacica, com 278,1 mil eleitores, Casagrande escolheu o atual prefeito, Euclério Sampaio (MDB). Em Vila Velha, com 345,2 mil eleitores, é um aliado de primeira hora do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). Ambos são favoritos e deverão liquidar as eleições já no próximo domingo (6), sem a necessidade de segundo turno.

Na Serra, maior colégio eleitoral capixaba, com 362,5 mil eleitores, o governador está com Weverson Meireles (PDT), o candidato do prefeito Sergio Vidigal (PDT), que tem aparecido em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais.

Em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, que tem 134,2 mil eleitores, Casagrande declarou apoio à candidata governista Lorena Vasques, que é de seu partido. Segundo pesquisa espontânea do Instituto Solução, publicada pelo jornal Aqui Notícias nessa sexta-feira (27), Lorena saltou da penúltima para a segunda colocação na corrida eleitoral, com 14,2% – 30 pontos atrás de Theodorico Ferraço (PP), grande favorito e pai do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB).

Em Aracruz, município do litoral norte do Estado com 75,1 mil eleitores, o governador gravou vídeo de apoio a Doutor Coutinho (PP), que tenta a reeleição. Sem um concorrente forte, pesquisas têm apontado que o atual prefeito possui quase 80% das intenções de voto.

Em São Mateus, outro município do litoral norte, com 91,7 mil eleitores, Casagrande ainda não gravou vídeo de apoio a ninguém. Carlinhos Lyrio (Republicanos), o candidato apoiado por seu partido, tem liderado as pesquisas de intenção de voto com folga para o segundo colocado, Marcus da Cozivip (Podemos).

Nas outras duas cidades em que ainda não se posicionou, o governador deverá manter a neutralidade até o fim. Na Capital do Estado, que tem 266,5 mil eleitores, Renato Casagrande chegou a posar ao lado de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), mas não gravou vídeo de campanha, por também ser aliado de João Coser (PT) – os dois buscam uma vaga no segundo turno contra o atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que tem chance de liquidar a fatura já no domingo.

Já em Linhares, cidade do litoral norte com 122,1 mil eleitores, Casagrande não tem afinidade com nenhum dos candidatos, ainda que Lucas Scaramussa (Podemos) faça parte de sua base na Assembleia. O atual prefeito, Bruno Marianelli (Republicanos), é o principal adversário de Scaramussa.

Mais cidades

Nessa reta final de campanha, o governador declarou apoio a candidatos de diversas outras cidades do Estado, em muitos casos quebrando a promessa de se manter neutro nas disputas em que conta com mais de um aliado. Em Viana, na região metropolitana, Casagrande subiu no palanque de Wanderson Viana (Podemos).

Dentre as candidaturas a prefeito de seu partido, o governador já declarou apoio pessoal aos seguintes concorrentes: Márcio Keres (Apiacá), Helinho Lima (Atílio Vivácqua), e Frei Paulão (Muqui), na região central sul; Luciano Machado (Guaçuí), Reginaldo (Ibitirama) e Dito Silva (Muniz Freire), no Caparaó; Rolmar Botechia (Alfredo Chaves) e Dorlei Fontão (Presidente Kennedy), no litoral sul; Valbinho (Conceição do Castelo), no sudoeste serrano; Joel Ponath (Santa Maria de Jetibá), na região central serrana; Enivaldo dos Anjos (Barra de São Francisco) e João Trancoso (Vila Pavão), no noroeste; Gutim Astori (Marilândia), no centro-oeste; e Kleilson Rezende (Pedro Canário), no nordeste.

Candidatos de outros partidos que também contam com o apoio do governador incluem Dr. Abílio (União), em Castelo, sul do Estado, sua cidade natal; e Fabinho Trarbach (PSD), em Domingos Martins, na região serrana.

Mais Lidas