Quarta, 03 Julho 2024

Claudia Carvalho é a indicada do Psol para disputar Prefeitura de Itapemirim

claudia_carvalho_demetrius_julice Demétrius Julice
Demétrius Julice

O diretório do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) de Itapemirim, no litoral sul do Estado, anunciou, nesta segunda-feira (1º), que a sua presidente, Claudia Carvalho, é a pessoa indicada como pré-candidata a prefeita do município. O professor Jésus Gomes completará a chapa a chapa como vice.

Inicialmente, Gomes era apontado como pré-candidato a prefeito, e Claudia tentaria uma vaga na Câmara de Vereadores. Entretanto, o Psol de Itapemirim decidiu priorizar a disputa majoritária. "A princípio, serei a única mulher a concorrer. A nosso ver, não poderíamos mais uma vez permitir que nenhuma mulher tivesse representatividade na disputa ao cargo", explica Claudia.

"Desde sua fundação, o Psol defende uma pré-candidatura majoritária que possa discutir esse projeto com a sociedade nas eleições de 2024. Por isso, apoiamos a pré-candidatura do professor Jesus para representar este projeto. Contudo, para o Psol, ter apenas um bom nome não é suficiente. Acreditamos na representatividade na política e defendemos a participação das mulheres", diz o manifesto do diretório publicado nesta segunda.

"O Psol está comprometido em debater temas como um município que promova uma matriz energética limpa e sustentável; a criação de uma agência pública de transporte que ofereça serviços de qualidade e gratuitos; e uma gestão democrática que assegure eleições diretas para os gestores das escolas públicas municipais e outros órgãos da administração pública, incluindo o nosso SAAE [Serviço Autônomo de Água e Esgoto]", defende o manifesto.

"Queremos que associações e entidades públicas, junto com a comunidade, contribuam com suas propostas e colaborem com o poder público na formulação de um orçamento participativo e inclusivo", continua.

Claudia Carvalho é artesã e militante do coletivo União das Esquerdas Sul Capixaba (Uesc). Em 2022, foi candidata a deputada estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), obtendo 253 votos, sendo quase 70% do total da votação oriunda de Itapemirim. Jésus Gomes também é integrante da Uesc e foi candidato a vice-prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2020. No fim do ano passado, houve uma debandada de diversos filiados da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) rumo ao recém-criado diretório municipal do Psol.

Nas eleições deste ano, o Psol de Itapemirim tem tido dificuldade de diálogo com a Rede Sustentabilidade, partido com quem forma uma federação a nível nacional. Parte do grupo do ex-prefeito Thiago Peçanha (PSB) se filiou à Rede no início do ano e vinha se articulando diretamente com Laís Garcia e Macaciel Breda, porta-vozes da sigla a nível estadual. O movimento poderia inviabilizar as pretensões do Psol de lançar candidatura própria em Itapemirim, mas os psolistas reagiram.

Segundo informações de bastidores, conseguiu-se chegar a um acordo: a Rede deixou de interferir nas eleições em Itapemirim, ao mesmo tempo em que o Psol liberou a sigla para seguir o seu caminho como desejar em Marataízes, município vizinho no qual o psolista Guilherme Nascimento abriu mão de sua candidatura a prefeito após alegar ataques recebidos nas redes sociais e compromissos profissionais.

Por conta da mudança de planos em relação à candidatura majoritária, o Psol de Itapemirim agora reorganiza sua chapa de candidatos a vereador.

Cenário eleitoral

Nesse sábado (29), Alex Wingler (Podemos) lançou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Itapemirim, e deixará seu cargo como secretário de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim nos próximos dias. Wingler também chegou a manter diálogos com a Rede Sustentabilidade no fim do ano passado. Mais recentemente, se articulou com o também pré-candidato a prefeito Paulinho da Graúna (Republicanos) e Thiago Peçanha, mas sem avançarem em um acordo.

Presidente da Câmara de Vereadores de Itapemirim, Paulinho da Graúna é considerado um forte concorrente este ano. Peçanha, por sua vez, tem se colocado como pré-candidato, mas foi cassado do cargo em 2022 e está inelegível.

O atual prefeito de Itapemirim, Doutor Antônio (União), também tentará a reeleição em outubro deste ano. Outros pré-candidatos a prefeito do município incluem o vereador João Bechara (PSDB), o dentista Geninho Bechara (PDT) e o empresário bolsonarista Vinícius Viana (PL).

Psol e Rede entram em rota de colisão em Itapemirim

Conflito da federação partidária se deve às movimentações eleitorais do ex-prefeito Thiago Peçanha
https://www.seculodiario.com.br/politica/psol-e-rede-entram-em-rota-de-colisao-em-itapemirim

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 03 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/