quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Euclério Sampaio derrota Célia Tavares em Cariacica

Deputado obteve 58,69% votos, superando a candidata do PT, que alcançou 41,31% 

A partir de primeiro de janeiro, o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM) será o próximo prefeito de Cariacica. Com 58,69% dos votos válidos, ele saiu vitorioso no segundo turno, junto com a vice, Enfermeira Edna (Avante). A adversária do candidato, Célia Tavares (PT), obteve 41,31% dos votos válidos. Abstenções totalizaram 29,93%; brancos 5,32%; e nulos 6,32%. 

Em suas redes sociais, Euclério Sampaio afirmou ter feito “uma campanha baseada na verdade. Limpa, honesta, voltada para propostas e para a união de todos em torno de um projeto que coloca as pessoas em primeiro lugar”. O deputado também disse ser “um privilégio e uma grande felicidade ser eleito prefeito da cidade que me viu nascer, crescer e que agora nos abraça, renovando as esperanças em um futuro melhor”.

O candidato eleito se comprometeu a ser “o prefeito de todos e podem ter certeza que vou me dedicar e trabalhar muito, para que a gente possa ver o nosso município no patamar em que ele merece estar”, tendo como compromisso principal fazer com “que todos tenham vida melhor, mais digna, com educação, saúde, emprego e segurança”.

No segundo turno, Euclério foi apoiado pelo Pros, PP, PSD, PSC, DC e PSL, que tiveram como candidatos no primeiro turno, respectivamente, Sandro Locutor, Dr. Helcio, Adilson Avelina, Celso Andreon, Dr. Motta e Joel da Costa. Embora o PCdoB tenha apoiado Célia Tavares, o candidato Dr. Heraldo Lemos, contrariando a decisão do partido, também apoiou Euclério Sampaio. 

Desde o início da campanha, Euclério Sampaio contou como um dos seus principais cabos eleitorais o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), que chegou a cogitar a candidatura a prefeito, mas recuou e apoiou o colega de Assembleia. Depois de perder as eleições para prefeito em 2008, 2012 e 2016, Marcelo Santos finalmente emplaca um projeto para o executivo na cidade onde tem reduto eleitoral. Ele novamente acompanhou Euclério Sampaio na votação deste domingo, no Colégio Passionista, em Jardim América, juntamente com o prefeito de Viana, Gilson Daniel (Podemos). 
No primeiro turno, a disputa foi acirrada. Euclério Sampaio alcançou 18,81% e Célia Tavares (PT), 14,04%. O resultado da petista, apoiada pelo ex-prefeito e deputado federal Helder Salomão, surpreendeu no final, já que, no decorrer da campanha, ela aparecia sempre no segundo bloco de candidatos nas intenções de votos, atrás de Sandro Locutor (Pros) e disputando com Marcos Bruno (Rede). Os dois ficaram atrás ainda de Subtenente Assis (PTB), que foi votado por 11,48% dos eleitores. Locutor marcou 10,66% e Marcos Bruno 9,75%.

Suplente

Com a vitória de Euclério, quem retorna à Assembleia Legislativa no próximo ano será Eustáquio de Freitas, do PSB, ex-líder do governo. Ele havia sido acomodado na Casa pelo governo Renato Casagrande, na cadeira de Bruno Lamas (PSB), mas teve que entregá-la em abril, quando Lamas, ex-secretário estadual, retornou ao cargo para disputar a prefeitura da Serra, sendo derrotado este ano. Hoje, Freitas ocupa um cargo na Casa Civil.

Mais Lidas