domingo, novembro 24, 2024
20.9 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

​Contarato é eleito novo líder do Partido dos Trabalhadores no Senado

O senador filiou-se ao PT em 2022 e em fevereiro do mesmo ano foi lançado pré-candidato ao governo do Estado

Roque de Sá/Ag.Senado

Fabiano Contarato será o líder da bancada do PT no senado em 2023. O senador, eleito nesta quarta-feira (18) pelos parlamentares do partido,  agradeceu a confiança dos colegas e prometeu empenho diuturno para viabilizar decisões legislativas que beneficiem toda a população brasileira, com destaque para as pautas do governo do presidente Lula (PT).

“Recebo com imensa alegria e senso de responsabilidade a missão de ser o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado! Agradeço a confiança e o apoio dos meus companheiros de luta na Casa! Trabalharei incansavelmente para que o governo do presidente Lula seja vitorioso nas decisões da Casa e consigamos promover justiça social, emprego, saúde, educação e segurança para nosso povo voltar a ser feliz de novo!”, disse Contarato.


O senador filiou-se ao PT em 2022 e em fevereiro do mesmo ano foi lançado pré-candidato ao governo do Estado, contando com o apoio da militância do partido e de parte da direção estadual. Cinco meses depois, em julho, candidatura foi cancelada, por conta do acordo com o PSB, a fim de fortalecer a candidatura do hoje ministro Fernando Haddad ao governo paulista. Essa articulação favoreceu a campanha de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB).

O senador tem 56 anos, é nascido em Nova Venécia, foi eleito em 2018, na sua primeira disputa a um cargo eletivo, sendo o mais votado para o Senado Federal, com 1,17 milhão votos, com mandato até 2027. Ele foi corregedor-geral do governo do Estado do Espírito Santo, na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont); diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); delegado de Delitos de Trânsito por mais de 10 anos.
É graduado em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV); pós-graduado em Direito Penal e Processual e especialista em impactos da violência na escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Professor de Direito Penal e de Processo Penal por 24 anos, atua como palestrante e ativista humanitário. É membro do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH).

Mais Lidas