sexta-feira, novembro 22, 2024
22.1 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Coser chama Pazolini de plagiador ao falar sobre saneamento de Vitória

Críticas ocorrem após prefeito ter chamado para sua gestão o mérito por liderança em ranking do IBGE

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que vai concorrer à reeleição este ano, foi chamado de plagiador pelo deputado estadual estadual João Coser (PT), pré-candidato a prefeito, em discurso na Assembleia Legislativa sobre as obras de saneamento da cidade. A crítica ocorre após o prefeito ter chamado para sua administração o mérito de Vitória liderar o ranking de melhor capital em saneamento básico, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 99,8% de cobertura. A fala de João Coser foi seguida pelo também pré-candidato, Tyago Hoffmann (PDB).

“Plagiar alguém é o ato de se apropriar das ideias do outro; ter a atitude antiética de copiar, no trabalho do outro como se fosse seu”, disse Coser, enfatizando que “chegou a hora de dar um basta a certos aproveitadores. E falo aqui do prefeito de Vitória, que vem divulgando com pompa e circunstância o que não é dele”.

Segundo o pré-candidato do PT, Pazolini “teve a desfaçatez de sugerir que o trabalho dos três últimos anos em Vitória foi o que permitiu à cidade ser a Capital com melhor saneamento básico do país”, enfatizando: “Não faça isso, senhor prefeito, a verdade está registrada na história”.

Para Joao Coser, o trabalho do esgotamento sanitário aconteceu no seu governo, a partir de 2005, com a implantação do programa “Águas Limpas” e com investimentos diretos do município, principalmente nas áreas do programa “Terra mais igual”.

O ex-prefeito afirmou que conseguiu sensibilizar os governos federal e estadual, com base no diálogo. “Nós fizemos a política de verdade ao lado do presidente Lula, dos governadores Paulo Hartung e Renato Casagrande”, disse, e ressaltou: “Foi o compromisso com a qualidade de vida da população, num momento em que Vitória – uma ilha – só tinha 46% de cobertura de rede de esgoto”.

Em aparte ao discurso, o deputado Tyago Hoffman (PSB) afirmou: “Eu tenho a sensação, quando eu vejo a atual administração municipal de Vitória, que a cidade foi fundada há três anos; tudo aconteceu nos últimos três anos; não teve prefeitos anteriores. Prefeito, o senhor precisa trabalhar com a verdade: tenha mérito naquilo que o senhor fez e dê mérito”.

E prosseguiu: “O Programa Águas Limpas começou lá atrás, ainda no Prodesan, do governo José Ignácio, seguiu pelo governo Paulo Hartung, passou pelo governo Casagrande, na administração do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas e na administração do ex-prefeito João Coser. O atual prefeito não colocou, sequer, um cano nessa cidade: nem de drenagem, muito menos de tratamento de esgoto. Então, V. Excia está com a verdade, parabéns pelo pronunciamento corajoso”.

Mais Lidas