segunda-feira, novembro 25, 2024
19.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

Deputado do PTB é denunciado à Comissão de Ética por suposta fraude

Adilson Espindula assumiu o partido no último dia 8, em meio a denúncias da diretoria eleita  

O deputado estadual Adilson Espindula e a ex-presidente do PTB Mulher do Espírito Santo, Viviane Barbosa, foram denunciados por suposta fraude à Comissão Nacional de Ética e Disciplina do Diretório Nacional do partido, segundo documento protocolado nessa segunda-feira (14), em Brasília. O parlamentar foi indicado como presidente da Executiva Estadual no último dia 8, com destituição de toda a direção partidária, liderada pelo empresário Bruno Lourenço, que reassumiu a função por força de decisão judicial.

A solicitação foi encaminhada por Lourenço ao presidente da Executiva Nacional, deputado Marcus Vinícius. Ele requer que seja instaurada investigação, a partir das denúncias apresentadas, para apurar suspeita de condutas contrárias aos preceitos do PTB Nacional e normas estatutárias. Nos meios políticos, o entendimento é de que deputado e a ex-presidente do PTB Mulher deverão ser expulsos do PTB. Quanto ao vereador de Vitória Anderson Goggi, a punição poderá ser mais branda.

“Conforme documentos em anexo, verifica-se que os membros acima nomeados são signatários apoiadores da ex-presidente do PTB Graciela Nienov, clara traidora dos preceitos estatutários do PTB e, agora suspeita pelo cometimento de crimes no intuito de se autobeneficiar em desfavor do partido,  em condutas praticadas referente aos desdobramentos relacionados ao comando do PTB Nacional”, afirma a denúncia, que pede investigação para apurar fraude mediante falsificação de documentos.

E prossegue: “Diante dos fatos graves, a Executiva Estadual solicitou investigação, por esta comissão, a fim de apurar as condutas dos membros mencionados, não se podendo tolerar atos em desacordo com a Direção Nacional do PTB e do Estatuto vigente. Não respeitaram o Código de Ética e o decoro expondo em público, através da imprensa e redes sociais, a imagem do partido e ofensas verbais aos seus integrantes”.

Os atritos internos no PTB geram problemas no momento em que se aproxima o prazo final de os partidos definirem os seus quadros de filiados, em 1º de abril. O presidente do PTB, Bruno Lourenço, afirma que, apesar dessas questões, está priorizando as novas filiações.

Ao contrário dos demais integrantes do PTB, que apoiam o palanque de Carlos Manato (PL) ao governo, Adilson Espindula e o vereador Anderson Goggi são aliados do governador Renato Casagrande (PSB). A situação também deixou sob ameaça a filiação ao partido da deputada federal Soraya Manato, candidata à reeleição.

O deputado estadual Adilson Espindula, apesar das acusações e de ter assumido no dia 8 deste mês a Comissão Executiva do partido no Espírito Santo, se recusou a falar sobre o assunto.

Mais Lidas