Com 52,9% dos votos, resultado confirma avanço consolidado na reta final de campanha
“Só tenho a agradecer a cada linharense, a cada um que conduziu essa caminhada até aqui”, disse o deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), ao ser eleito prefeito de Linhares, no norte do Estado, na noite deste domingo (6), com 45 mil votos (52,92%), derrotando o atual prefeito, Bruno Marianelli (Republicanos), que alcançou 33,3 mil (39,23%).
Em terceiro lugar ficou Maurinho Rossoni (PL), com 6,6 mil votos (7,85%). Foram registrados 90,2 mil votos, sendo 85 mil válidos. Já os nulos somaram 2,9 mil (3,22% do total), e brancos, 2,2 mil (2,51%).
O prefeito eleito ressaltou que foi “a eleição mais dura” da vida dele e garantiu entregar para a cidade “um tempo de paz, de união, de transformação, de inovação, governando a cidade para todos e com todos”. Disse, ainda, que “a partir de amanhã, já inicia o nosso processo de transição com calma, com respeito”, afirmou.
O resultado da votação impõe derrota ao ex-prefeito Guerino Zanon (PSD), que foi o principal cabo eleitoral da Marianelli, seu ex-vice-prefeito. Além disso, confirma pesquisa divulgada na semana anterior à votação, que registrou crescimento do atual prefeito, mas consolidou a liderança de Scaramussa, que tem apoio do Podemos, PSB, União Brasil, PDT, PRD e Federação PSDB/Cidadania.
Professor universitário e advogado, Scaramussa foi eleito deputado estadual em 2022. Em 2020, concorreu ao cargo de prefeito de Linhares pelo DC e ficou em segundo lugar, com 22,1 mil votos, o equivalente a 29%. Na ocasião, Guerino Zanon foi eleito pelo MDB, com 41,5 mil votos (54,44%).