Os deputados estaduais repercutiram na sessão desta segunda-feira (2) o resultado da eleição extemporânea no município de Fundão, que aconteceu neste domingo (1). Pretinho Nunes (PDT) levou a melhor sobre o procurador da Assembleia João Manoel (DEM). O resultado apertado de uma eleição polarizada, vencida por uma diferença de 387 votos, também deixou o plenário dividido.
O deputado Dary Pagung (PRP), que apoiou João Manoel, parabenizou o candidato e disse que o fato de ele ter enfrentado problemas de saúde na reta final da campanha o atrapalhou bastante. O deputado, porém, destacou a alegria da campanha e desejou ao novo prefeito sorte na chegada à prefeitura.
A deputada Eliana Dadalto (PTC), que apoiou Pretinho Nunes, disse que a vitória do pedetista foi a vitória da vontade popular. Isso porque Pretinho Nunes foi candidato a vice de Anderson Pedroni, na eleição de 2016. Ganharam, mas não levaram. A candidatura de Pedroni acabou sendo impugnada devido ao fato de as contas do então prefeito não terem sido aprovadas pela Câmara de Fundão.
O deputado Josias Da Vitória (PDT) também recordou a disputa passada e aliança de Pedroni e Pretinho, mas elogiou o candidato do DEM pela postura na eleição.
Já o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), principal apoiador de Pretinho Nunes, preferiu deixar as comemorações de lado e esticou um pouco mais a corda na briga entre deputados e secretários. Na reunião realizada nesta segunda-feira (2), a Comissão de Segurança da Assembleia decidiu convocar o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), André Garcia, para prestar esclarecimentos sobre sua participação na eleição suplementar realizada neste domingo (1º) no município de Fundão.
Na última semana de campanha Garcia postou um vídeo nas redes sociais em que aparece pedindo votos para João Manoel. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Sérgio Gama, acatou a reclamação apresentada pelo deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), que questionou o vídeo do secretário. Sergio Gama proibiu Garcia de “pisar” no município durante a votação desse domingo (1).