Aluizio Corrêa e Brunão do Povo confirmam intenção de disputar cargo de Dorlei Fontão
Com a decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou recurso de Dorlei Fontão (PSB), a previsão é de que Presidente Kennedy, no litoral sul do Estado, tenha uma nova eleição para prefeito. Procurados por Século Diário, Aluizio Corrêa (União) e Brunão do Povo (Avante), candidatos derrotados nas eleições deste ano, confirmaram que pretendem disputar o pleito suplementar, mas sem dar mais detalhes sobre as articulações em andamento.
Empresário, Aluizio Corrêa é o atual vice-prefeito de Presidente Kennedy, e também comandou a prefeitura em dois mandatos, de 2001 a 2008. No pleito de outubro deste ano, ficou em segundo lugar, com 4,8 mil votos (43,44%), contra 6,1 mil (54,40%) de Dorlei.
Entretanto, Aluizio só entrou na disputa porque o também ex-prefeito Reginaldo Quinta (PSD) foi impugnado e se viu obrigado a renunciar. A depender do desenrolar dos trâmites judiciais, é possível, até mesmo, que o prazo de inelegibilidade de Reginaldo transcorra e ele fique liberado para voltar à política. Quinta afirmou a Século Diário que só pretende falar sobre eleições “em 2025”.
Brunão do Povo, por sua vez, teve apenas 129 votos em 2024 (1,16%), repetindo o padrão de votações baixas de outros pleitos. Eleito como vereador mais votado em 2012, ele entrou na disputa majoritária em 2016 e 2020, e ficou em último lugar em todas elas.
Resta saber, também, qual seria o candidato apoiado por Dorlei Fontão numa provável eleição suplementar. Um dos nomes especulados é o de seu próprio filho, Fabrício Cordeiro da Cruz, secretário municipal de Governo e presidente do diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Interino
O prefeito que assumirá interinamente a gestão de Presidente Kennedy será o próximo presidente da Câmara de Vereadores. Uma nova eleição ocorrerá no início da legislatura. Atualmente, quem ocupa a Presidência é o vereador Jacimar Marvila Batista, o Timá (PSB), reeleito com a maior votação entre os candidatos de 2024.
Em Kennedy, o PSB também elegeu este ano Júnior Gromogol, segundo mais votado, e Fabiula Barreto. Conseguiram duas cadeiras o Podemos, com Bartolomeu Dez Irmãos e Tercinho (reeleitos), e Progressistas (PP), com Ulisses Barreto (reeleito) e Robson Braddok. Com uma cadeira ficaram Republicanos, com Jorge Cancelas, e Partido Social Democrático (PSD), com Marquinhos da Cooperativa Filho.
Não conseguiram se reeleger cinco dos nove vereadores: Jhonatan Mota (PSD); Antônio Picuti (Podemos); Tonho de Dé e Zé Murrinha (Republicanos); e Mirian de Baldo (DC). Desses, apenas Mirian não ficou como suplente.
Situação de Dorlei
Dorlei Fontão era vice-prefeito em 2019, quando assumiu a chefia do Executivo municipal após o afastamento judicial de Amanda Quinta, e foi reeleito em 2020. Entretanto, o prefeito alega que não se tratou de um mandato autônomo, e sim de uma mera substituição.
Ainda assim, o ministro Nunes Marques concordou com entendimento que já havia sido estabelecido nas decisões judiciais anteriores sobre o caso, de que a substituição de Dorlei Fontão da prefeita cassada Amanda Quinta configurou um mandato autônomo. Dessa forma, caso permanecesse da prefeitura de 2025 a 2028, cumpriria o terceiro mandato consecutivo, o que é vedado pela legislação brasileira.