terça-feira, janeiro 14, 2025
24.9 C
Vitória
terça-feira, janeiro 14, 2025
terça-feira, janeiro 14, 2025

Leia Também:

Desgostoso com o DEM, Theodorico Ferraço está dividido entre PSDB e PSB

O deputado estadual Theodorico Ferraço parece estar mesmo de malas prontas para deixar o DEM. A vinda do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia ao Estado, no mês passado, prestigiando o governador Paulo Hartung em detrimento do deputado, hoje liderança de maior brilho no partido no Estado ao lado da mulher, a deputada federal Norma Ayub, parece ter sido digerida pelo decano da Assembleia.
 
Para o deputado, a decisão de permanecer ou deixar a sigla está condicionada aos movimentos do governador Paulo Hartung (PMDB), com quem não se afina desde que deixou a presidência da Assembleia, no início do ano. Se Hartung tomar conta do partido, Ferraço deve deixar a sigla. Propostas parecem que não faltam.
 
No ninho tucano, o grupo desalinhado ao Palácio Anchieta vê a filiação de Theodorico Ferraço como uma forma de tentar impedir a entrada do governador Paulo Hartung na sigla. De outro lado, Ferraço recebe positivamente o convite e considera seriamente a possibilidade de migrar para o PSDB. 
 
Mas dentro da executiva estadual do PSDB o debate está distante de um consenso. A preocupação principal do partido é a reeleição do senador Ricardo Ferraço e com a entrada de Hartung, a posição dos candidatos pode mudar no tabuleiro eleitoral do próximo ano.
 
Theodorico também tem convite para se filiar no partido do ex-governador Renato Casagrande, o PSB, e neste caso, a possibilidade de ter de conviver com o governador Paulo Hartung não existe e ainda marcaria de forma mais incisiva uma posição definitiva de oposição ao governador, uma briga que Ferraço já vem mostrando interessado em encampar.
 
A decisão, porém, só deve sair em setembro. Por enquanto, Ferraço vai observar os movimentos palacianos para se colocar em uma posição contrária. O deputado tem repetido que “se Hartung entrar por uma porta, ele sairá pela outra”.

Mais Lidas