quinta-feira, dezembro 26, 2024
30.5 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Disputa acirrada na Amunes divide prefeitos da Grande Vitória

Na disputa pela presidência da Amunes observou-se uma movimentação intensa dos prefeitos da Grande Vitória, que se dividiram em duas chapas. Gilson Daniel (PV), prefeito de Viana, encabeçou a chapa que enfrentaria o candidato do governo, o prefeito de Linhares Guerino Zanon (PMDB). O prefeito de Serra, Audifax Barcelos (Rede), ficou ao lado de Gilson Daniel. Já prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), fechou com o candidato palaciano.
 
Os outros dois tiveram uma posição menos intensa. Max Filho (PSDB), de Vila Velha, apareceu no encontro com Temer ao lado de Gilson Daniel e Audifax, mas parecia desconfortável. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS) foi mais cauteloso. Passou ao largo da disputa, sem se posicionar em relação a nenhuma das duas chapas.
 
Essa divisão pode trazer problemas para as articulações dos prefeitos em torno dos problemas comuns da Região Metropolitana. No início do mandato, os cinco prefeitos (Luciano, Audifax, Juninho, Max e Gilson Daniel) realizaram alguns encontros para a discussão de uma agenda comum aos municípios, o que poderia resolver problemas de interesse de todos os municípios, como o atendimento na área de saúde e a mobilidade urbana.
 
A ideia era a de unir forças para fechar contratos que trouxessem vantagens para os municípios em momentos de crise econômica, uma saída para driblar as dificuldades. Com as movimentações iniciais, a classe política até chegou a pensar que a tão sonhada região metropolitana, finalmente saísse do campo das ideias.
 
Os encontros foram intensos em janeiro. Em fevereiro, em meio à crise da segurança pública, o clima exigiu que cada um redobrasse a atenção em suas cidades, esfriando as conversas. Com a eleição da Amunes, a divisão dos prefeitos ficou evidente, o que deve aumentar na medida em que as articulações para o processo eleitoral de 2018 avançam.
 
O prefeito de Cariacica se mostra cada vez mais próximo do governador Paulo Hartung, o da Serra, sinaliza uma aproximação com o grupo do ex-governador Renato Casagrande, enquanto o prefeito de Vitória busca se afastar de ambos.

Mais Lidas