Romário Brasil deverá encabeçar uma frente ampla de oposição contra Nirrô Emerick
Em 2020, a cidade de Alegre, na região do Caparaó capixaba, teve cinco candidatos a prefeito. Nas eleições municipais de outubro deste ano, a tendência é de que a disputa se reduza a dois concorrentes: de um lado, o ex-vereador Romário Brasil (PSB); do outro, o atual prefeito, Nemrod Emerick, mais conhecido como Nirrô (PP), que tentará a reeleição.
A convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que referendou a pré-candidatura de Romário Brasil foi realizada nesse domingo (21), às 9h, em um clube esportivo de Alegre. Antes de ter Romário, o diretório municipal da sigla também chegou a apostar no nome da educadora Lucy Sader.
Entre os partidos que deverão formar uma frente ampla de oposição no município junto com o PSB estão Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD), União Brasil e as siglas que compõem a Federação Brasil da Esperança – Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Verde (PV). O Partido Renovação Democrática (PRD) também poderá fechar acordo com a coligação.
Com o apoio a Romário Brasil, o PT abre mão da pré-candidatura a prefeito do portuário Jorcy Filho, que disputará uma vaga na Câmara de Vereadores. Também apoiam Romário o ex-prefeito Caléu (PRD) e o comerciante Zé Pedro (PSD). Esse último foi candidato a prefeito em 2020 e 2016 e é especulado como possível vice na chapa de oposição este ano, mas ainda não há definição, segundo informações de bastidores.
Funcionário aposentado do Banestes, Romário Brasil foi vereador em Alegre por três mandatos. Em 2020, se candidatou a prefeito pelo extinto partido Democratas (DEM), e ficou em segundo lugar.
Já o advogado Nirrô Emerick se elegeu em 2020, então pelo Solidariedade (SD), para o primeiro mandato como prefeito de Alegre. Ele foi vice-prefeito de 2013 a 2016, na gestão de Paulo Lemos, e também candidato a prefeito em 2016, ficando em segundo lugar, em uma disputa vencida por Zé Guilherme (PSDB).
Na pré-campanha deste ano, Nirrô tem feito mistério a respeito de quais seriam os partidos com quem estaria se articulando. Segundo apuração de Século Diário, a ideia é não antecipar nenhuma informação, para deixar as portas para um eventual candidato a vice-prefeito, que ainda não foi definido. Atualmente, o ex-vereador Silvani (PSDB) ocupa o cargo no município.
No caso de Belmiro (PMB), que também já foi candidato a prefeito e era especulado este ano, a tendência atual é de que não consiga se viabilizar na disputa majoritária.
Pré-candidaturas do PSB no sul do Estado enfrentam disputas internas
PSB tem dois pré-candidatos a prefeito em Alegre
https://www.seculodiario.com.br/politica/psb-tem-dois-pre-candidatos-a-prefeito-em-alegre