A sucessão municipal em Laranja da Terra deve ficar concentrada entre três nomes: o vereador Judázio Seibel (PDT), o ex-vereador Florisvaldo Kuster (PMDB) e Elcio Doring, que está no quinto mandato de vereador pelo PP.
Todos três contam com padrinhos políticos de peso. Seibel é apoiado pelo atual prefeito Joadir Lourenço (PSDB), que está no seu segundo mandato consecutivo e não pode disputar este ano. Kuster conta com o apoio do ex-prefeito Cláudio Pagung (PMDB) que, por sua vez, também mantém boas relações com Elcio Doring. Pagung seria o candidato natural a disputa, não fossem as pendências judiciais que o impedem de concorrer às eleições de outubro.
Apesar de estar fora da disputa, a influência de Pagung no processo eleitoral laranjense é grande. Nos meios políticos locais corre que a vontade de Pagung é aproximar Kuster e Elcio, que formariam uma aliança para enfrentar o candidato do prefeito, Judázio Seibel, que é um forte adversário por ter a preferência da máquina.
Cláudio Pagung e Joadir Lourenço são antigos rivais políticos e querem manter seus capitais eleitorais no município, apostando, portanto, na vitória dos seus candidatos. Na eleição de 2012, Joadir bateu Pagung por uma diferença de 1.325 votos, um montante significativo para um universo de pouco mais de oito mil eleitores. Pagung estaria decidido a dar o troco no rival este ano.
Apesar da disputa não ter começado no calendário eleitoral, como os personagens já estão definidos, o clima eleitoral já está quente em Laranja da Terra. O município de pouco mais de 11 mil habitantes, que tem a agricultura como sua principal atividade econômica, apesar de pequeno, costuma despertar a atenção de lideranças políticas de peso.
A senadora Rose de Freitas (PMDB) é uma das que gostam de acompanhar de perto o processo eleitoral do município. Rose, aliás, poderia ser a fiel da balança caso Pagung feche uma aliança entre Elcio e Kuster Se essa aproximação acontecer, Elcio pode receber o “voto” da senadora para ser o candidato de consenso. Outro que pode empurrar o nome de Elcio é o deputado federal Marcus Vicente, que tem interesse em eleger o correligionário.