Suplentes nas eleições de 2024, George Alves e Adriana Meirelles, ambos do Podemos, assumem o cargo de vereadores no município de Vila Velha. Isso porque dois eleitos para a Câmara Municipal foram designados pelo prefeito reeleito, Arnaldinho Borgo, para ocuparem secretarias em sua nova gestão. São eles Anadelso Pereira e Joel Rangel, os dois também do Podemos, mesmo partido do chefe do executivo.
Primeiro suplente, com 2,9 mil votos, o advogado e servidor público George Alves assume o cargo prometendo trazer temas como sustentabilidade, mobilidade urbana e tecnologia. Em sua campanha, apontou entre seus compromissos a busca por uma gestão pública “mais eficiente, participativa e transparente”. Especialista em direito do consumidor, ele chegou a ser superintendente do Procon em Vila Velha. Em outubro passado, após as eleições, foi nomeado como subsecretário de Empreendedorismo, Geração de Trabalho e Renda na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
Adriana ficou pouco atrás de George, com 2,6 mil votos. Ela foi secretária de Educação do município entre 2023 e 2024 e atuou também como assessora especial da secretaria. A gestão foi alvo de críticas de professores, especialmente por conta do Plano de Cargos e Salários estabelecido pela prefeitura, como registrado por Século Diário.
“Pela primeira vez na história, do nosso município, três mulheres estarão juntas na Câmara Municipal, unindo nossas vozes para representar os anseios e as lutas da nossa cidade. É uma conquista que vai além de nós; é uma vitória de todas as mulheres que acreditam que seu lugar é onde elas quiserem”, afirmou Adriana Meirelles após tomar posse como vereadora, algo que afirmou como realização de um sonho que carrega há anos.
Com a entrada dela, a Câmara de Vila Velha terá três mulheres entre os 21 legisladores. As outras são Patrícia Crizanto, que tem base eleitoral em São Torquato e foi reeleita pelo PSB, tendo sido a única voz feminina na legislatura anterior, e Carol Caldeira (DC), que traz como sua principal pauta a defesa do bem-estar animal. Liderança comunitária em Santa Paula II, na Região 5, ela é apoiadora do prefeito Arnaldinho e chegou a ser candidata a deputada estadual em 2022 pelo Podemos.
A mudança de vereadores, como se pode notar, não muda em nada a correção de forças na Câmara Municipal, onde o prefeito terá ampla maioria. A Casa de Leis será presidida por Osvaldo Maturano (PRD), eleito em chapa única com apoio do prefeito após vários vereadores da base tentarem construir candidaturas sem sucesso. Maturano só não teve o voto de Rafael Primo (PT) e Pastor Fabiano (PL), antecipando que as críticas ao prefeito, embora minoritárias, devem vir tanto da esquerda como da extrema direita, que conta também com os bolsonarista Devacir Rabello e Patrick da Guarda, ambos do PL.
Novo secretariado
Agora secretário de Esporte e Lazer de Vila Velha, Anadelso Pereira viveu um fim de ano de altas emoções. Reeleito vereador em outubro para seu terceiro mandato, ele teria a oportunidade de assumir o cargo de deputado estadual, diante da eleição de seu correligionário Lucas Scaramussa, de quem era suplente para a prefeitura de Linhares. Quarto mais votado no município, Anadelso mantinha mistério sobre a continuidade da Câmara ou o novo cargo na Assembleia Legislativa de mais alcance e visibilidade política. Mas uma mudança surpreendente lhe tirou a opção de ocupar o cargo estadual.
Em dezembro passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) anulou os votos do Partido da Mulher Brasileira (PMB), ironicamente, por fraude na cota de gênero nas eleições de 2022. Com o novo cálculo excluindo os votos daquele partido, a composição prevista para Assembleia Legislativa para 2025 mudou novamente. Allan Ferreira, eleito pelo Podemos, perdeu a cadeira para Fabio Duarte, ex-vereador da Serra, hoje no PP, mas candidato a deputado em 2022 pela Rede Sustentabilidade. Na nova contagem, Allan se tornou primeiro suplente pelo Podemos, assumindo então a cadeira deixada por Scaramussa, e deixando Anadelso de fora do legislativo estadual.
Além de Anadelso, o também vereador reeleito Joel Rangel, que chegou a ser cotado como candidato à Presidência da Câmara, assume a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Vila Velha, que era ocupada por Adriana Peixoto, que agora vai comandar a Controladoria do município.
Outro que assumiu uma secretaria na nova gestão em Vila Velha é o vice-prefeito Cael Linhalis (PSB), que também acumulará a função de secretário de Governo. Ele é pai do deputado federal Dr. Victor Linhalis (Podemos), que curiosamente foi vice-prefeito no primeiro mandato de Arnaldinho até sua eleição para a Câmara Federal, com forte apoio do prefeito. Homem forte do partido do governador Renato Casagrande, Cael, que era secretário municipal de Planejamento, venceu uma disputa nos bastidores com o então presidente da Câmara Bruno Lorenzutti (MDB) para ser o número dois do executivo de Vila Velha.
A ex-secretária de Governo, Maria do Carmo, assume a recém-criada Secretaria de Relações Institucionais da prefeitura. Além desta, outras duas novas secretarias foram criadas no município: a Secretaria de Turismo – desmembrada da Secretaria de Cultura – e a Secretaria de Defesa da Mulher, cujos responsáveis o prefeito prometeu anunciar nos próximos dias. Outra novidade na segunda gestão de Arnaldinho é a indicação da professora Carla Cabidel como secretária de Educação.