O eleitorado apto a votar no Espírito Santo em 2024 é de 2,99 milhões de pessoas, representando um aumento de 6,74% em relação às eleições municipais de 2020, quando 2,8 milhões estavam aptas a exercer esse direito. Do total, 52% são do gênero feminino (1,57 milhão) e 48% do gênero masculino (1,4 milhão) – 738 eleitores não informaram o gênero.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), que aprovou a resolução que trata da criação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições de 2024.
Neste ano, a maior faixa de eleitorado capixaba compreende as idades entre 45 a 59 anos (767,8 mil eleitores – 25,6%). Os jovens com 15 anos incompletos (completam 16 anos até o 1º turno das eleições) até 17 anos aptos a votar são 22 mil (0,73%) e os idosos com mais de 70 anos 292,4 mil (9,75%).
A maior parte do eleitorado informou ter o ensino médio completo, sendo 769,4 mil (25,65%) nesta condição. Em seguida, outros 741,7 mil (24,73%) disseram ter o ensino fundamental incompleto. Outros 555,6 mil (18,52%) possuem o ensino médio incompleto. Apenas 10,37%, ou seja, 311,1 mil, concluíram a graduação superior completa. Analfabetos representam 3,36% do eleitorado (100,7 mil).
Pela quarta eleição consecutiva, a Justiça Eleitoral garante que pessoas LGBTQIA+ tenham o nome social – aquele pelo qual o eleitor prefere ser designado – impresso no título de eleitor e no caderno de votação. Neste ano, 705 eleitores farão uso do nome social no Estado.
Para as eleições deste ano, 27,7 mil eleitores declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida e podem exercer o voto em seções adaptadas pela Justiça Eleitoral para atendimento das necessidades apresentadas. De acordo com o Calendário Eleitoral, o eleitor nessa situação tem até o dia 22 de agosto para solicitar transferência para uma seção com acesso facilitado.
O município com a maior população do Espírito Santo, Serra, continua a ser o maior colégio eleitoral do Estado, com 362,5 mil eleitores. Na Grande Vitória, Vila Velha vem na sequência, com 345,2 mil; depois Cariacica, com 278,1 mil; a Capital, com 266,5 mil; e Viana, com 54,2 mil eleitores.
Auditoria
Com a proximidade do período de campanhas dos candidatos a prefeito e vereador, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) aprovou, por unanimidade, a Resolução TRE-ES nº 37-2024 , que trata da composição da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições de 2024. O colegiado será responsável por auditar o funcionamento dos programas existentes nas urnas, mediante votação paralela, e assim comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação e demonstrar a credibilidade e a transparência do processo eleitoral.
A chamada votação paralela é um evento realizado no mesmo dia das eleições, usando um sistema informatizado de captação e contabilização de votos, com o objetivo de demonstrar o funcionamento e a segurança das urnas eletrônicas. Os trabalhos são públicos, podendo ser acompanhados por qualquer interessado.
A comissão será presidida pelo juiz eleitoral substituto Anselmo Laghi Laranja, com participação do juiz auxiliar da Corregedoria, Rogério Rodrigues de Almeida; e dos servidores do TRE-ES Gustavo Henrique Lopes Costa, da Secretaria de Informática; Gláucia Ribeiro Cola Dadalto, da Secretaria Judiciária; Tania Mara Pavesi Miranda e Fabianne de Souza Oliveira, da Corregedoria Regional Eleitoral; Minelvina Martins Coelho Teixeira e Adriana Petersen Saraiva Soares, da Secretaria de Gestão de Pessoas; e Leila de Almeida Gomes, da Diretoria-Geral.