Terça, 30 Abril 2024

Eleitorado jovem registra aumento de 36,5% no Espírito Santo

eleitoresjovens_wilsondias_ABr Wilson Dias/ABr

O Espírito Santo registrou um aumento de 36,5% no eleitorado jovem, se comparado com os três primeiros meses de 2022, ano do última eleição. De janeiro a março, o sistema de informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 47,6 mil eleitores de 15 a 17 anos aptos ao voto na disputa municipal de outubro. Em 2022, nos mesmos três meses, o Estado registrava 34,9 mil.

No País, segundo o portal de Estatísticas do Tribunal, foram 116,4 mil alistamentos no mesmo período. De 18 a 22 de março, que marcou a Semana do Jovem Eleitor, a emissão de títulos chegou a 83,6 mil, três vezes mais que em 2020 e um recorde em disputas municipais.

O crescimento no número de eleitores jovens, destaca o TSE, interrompe uma sequência de queda em eleições municipais. Essa reversão foi iniciada em 2022, com crescimento de jovens eleitores acima de 51% na comparação com a eleição geral anterior (2018).

No município de Castelo, no sul do Estado, somente nas duas últimas semanas, 236 estudantes procuraram o cartório da 3ª Zona Eleitoral, com o objetivo de se alistarem e estarem aptos a votar em 6 de outubro, data do primeiro turno da disputa municipal. 

A iniciativa foi dos jovens, consultados quanto ao interesse em emitir o primeiro título, em parceria entre os servidores do cartório eleitoral e a direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) João Bley.

A ação vai ao encontro da campanha #SerEleitor, de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), e da Semana do Jovem Eleitor, com foco na importância do voto como instrumento de transformação política e social. A
 participação de pessoas com menos de 18 anos em eleições é facultativa.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/